LUAN CESAR
A adolescente Verônica Silva Menezes, de apenas 13 anos e que era atleta sub-16, morreu na última quinta-feira, 16, após ter sofrido uma parada cardiorrespiratória em Rio Branco. A suspeita é de que a jovem tenha inalado gás de desodorante aerossol. O acidente ocorreu na residência da menina no bairro Aroeira, em Rio Branco. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o laudo com a causa da morte deve ser divulgado pelos peritos criminais já pelos próximos dias.
Conforme as informações repassadas pela Polícia Civil na sexta-feira, 6, a adolescente foi encontrada pela mãe desmaiada na cama do quarto dela. A mulher acionou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em entrevista concedida ao portal de notícias G1 Acre, o coordenador do Samu em Rio Branco, Pedro Pascoal, declarou que, inicialmente, o chamado afirmava que a equipe mobilizada para o local precisava atender uma crise convulsiva.
Ao chegar no local e verificar a situação, a equipe verificou que a situação era mais grave e acionou o suporte avançado. Durante mais de 45 minutos, procedimentos de reanimação foram realizados. “Infelizmente, não tivemos sucesso. Nós constatamos sinais de intoxicação, observamos alguns tubos de aerossol ao lado do corpo, mas não dá para saber ao certo se foi, de fato, intoxicação por aerossol, somente após o laudo cadavérico da equipe do IML”, disse Pascoal.
Segundo o coordenador do Samu, a atleta teve uma parada cardiorrespiratória por intoxicação. O corpo dela foi levado ao IIML para os exames cadavéricos e, em seguida, liberado à família. Bastante emocionados, familiares e amigos acompanham o velório da adolescente no Cemitério Morada da Paz, onde foram expostos troféus e medalhas ganhos por ela em diversas competições. O sepultamento de Verônica foi realizado no mesmo local sob forte comoção de todos presentes.
O coordenador alertou sobre os perigos da prática de inalação de aerossol. Ele ressaltou que crianças, adolescentes e jovens precisam ser alertados sobre sequelas que esse procedimento pode causar. “Fica um alerta aos professores, formadores de opinião e pais. Nós iremos passar isso para a Secretaria de Saúde do Acre, tentar formar uma campanha de conscientização da população de que o desodorante aerossol inalado faz o efeito de uma droga ilícita”, destacou o responsável do Samu.
Ele explicou ainda sobre o que acontece no corpo quando a pessoa inala esse tipo de substância. “Sabemos que a composição do aerossol possui vários produtos químicos que, quando em contato com nossos glóbulos vermelhos, acabam tirando a molécula de oxigênio e entrando no lugar dela. Uma vez o oxigênio ausente na célula, nós entramos em estado de asfixia. E foi o que aconteceu, provavelmente, com a Verônica”, destacou o médico na fala concedida ao portal de notícias ontem.
Pai da atleta, o eletricista Moisés Manoel Menezes afirmou em entrevista também dada ao G1 Acre que já tinha flagrado a jovem inalando o produto uma vez e que havia orientado ela. “Peguei uma vez ela usando isso, aí dei um ‘carão’ e disse que aquilo matava, mas não sabia que matava mesmo, eu só fiz medo a ela para ver se ela parava. A mãe dela disse que viu os dois frascos em cima da cama perto dela. Não esperava por isso aí não, nunca”, lamentou ele bastante emocionado.
Ele declarou ainda que recebeu a notícia por telefone e que tinha sentido algo estranho momentos antes. “Estava no meu carro e senti que ela tinha chegado perto de mim, olhei para um lado e para o outro e não vi nada. Aí, cheguei em casa, o telefone tocou e quando vi já tinha caído a ligação da mãe dela, mandei mensagem e ela respondeu que ela estava desmaiada”. O Conselho de Administração da Federação Acreana de Atletismo lamentou a morte da adolescente por meio de nota, que lembrou que a jovem surgiu com talento em provas de rua, pista e campo nos últimos anos.
Nota da federação
É com pesar que comunicamos a morte da talentosa atleta sub-16 Verônica da Silva Menezes, de 14 anos, ocorrida nesta quinta-feira, dia 05, em Rio Branco, AC. A Comunidade do Atletismo Acreano perde, infelizmente, um talento nato, responsável e comprometido com o esporte e cheio de sonhos a serem realizados.
Nos últimos dois anos, Verônica demonstrou o quanto podia conquistar: despontou em provas de rua, pista e campo. Enquanto encontrava seu espaço no Atletismo, teve a oportunidade de subir ao pódio nas mais diversas categorias, tendo como forte as provas de meio-fundo e fundo.
À família enlutada, nossos votos de paz, serenidade e conforto neste momento de dor.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>