Acreano representará o Estado em competição internacional de artes plástica

O artista plástico acreano, Dinildomar das Chagas de Moura, de 54 anos, pode ter suas obras premiadas em uma competição realizada no mês de março deste ano, em Caldas da Rainha, cidade portuguesa do distrito de Leiria. O torneio cultural abordará temática livre, com foco em questões atuais, como a pandemia do novo coronavírus, fome, sensibilidade, aquecimento global, política, economia e religião.

Moura falou sobre a confecção de suas obras, que serão apresentadas na competição. “Os trabalhos foram feitos no meu ateliê, em Rio Branco. Utilizei a técnica da pintura acrílica, elaborada com minha própria gráfica pictórica neo-amazônica, desenvolvida por mim, quando morei em Cuzco, cidade peruana”.

Um dos trabalhos retrata o campeão mundial do UFC, o chinês Weili Zhang lutando contra o vírus COVID-19, utilizando medidas de higiene. O segundo aborda a imigração ilegal que acontece em todo o mundo, mesmo em época de pandemia. O terceiro trata dos direitos humanos, a liberdade de expressão e a não violência, a disputa do ser humano pela conquista da igualdade social, entra sexos, raças e culturas.

Natural de Rio Branco, Dinildomar falou sobre como começou sua paixão pela pintura.

“Sempre desenhei muito. Quando estudava no SENAI aos 14 anos, tomava café e almoçava com o dinheiro que ganhava vendendo os retratos que fazia de pessoas comuns nas imediações daquele estabelecimento. Mas, fui descoberto como artista pelo professor de artes Péricles Silva. Quando caminhava em frente ao antigo Palácio da Cultural, ele cruzou comigo na rua Getúlio Vargas, e, curioso, me pediu para lhe mostrar os desenhos, depois disso ele me convidou a ir até uma papelaria que ficava bem próximo, comprou seis bisnagas de tinta óleo, uma tela para pintura, quatro pincéis, e me presenteou dizendo que ia me ensinar a pintar o que eu desenhava nos cadernos a lápis, em tela”.

Apresentação do artista

Meu nome é Dinildomar das Chagas de Moura, acreano, nascido em 13 de junho de 1967, com o Pseudônimo Dini, com residência em Istambul, Turquia. Sou artista visual, pintor, com especialização em gravura VI e escultor. Comecei a estudar artes com a obtenção de uma bolsa de estudos quando selecionado em um processo seletivo no Acre, por haver sido reconhecido com a premiação do Troféu Cultura e também o Troféu Impressa, além de ter conquistado o primeiro lugar em pintura no concurso elaborado pela Listel/Brasil, em 1993. Com isso, e por meio de uma aliança feita entre as Secretarias de Educação e Cultura, houve um consenso para que eu cursasse Artes na Universidade de Belas Artes de Cusco / Peru, onde me especializei em gravura em 1994. Fui o percursor do Convênio Cultural BOLPEBRA, sendo o representante brasileiro, firmando o documento do pacto entre Brasil, Peru e Bolívia. Depois, me formei em Artes Visuais na UFG Goiás / Brasil em 2001. Depois disso, concluí o Mestrado em Ciências das Linguísticas na Universidade Nacional do Peru “La Cantuta” em 2005.

Premiações do artista

– Prêmio Listel de Rio Branco Acre, Brasil, 1994.

– Honra ao Mérito na Pintura no Salão de Arte UCG em Goiânia, Brasil 1999.

– Salão Novos Valores de Jaime Câmara de Goiás 1999

– Prêmio Máximo de Artes Visuais no X Salão do Sesi de Arte e Criatividade de Goiás, 2000

– Primeiro lugar no Salão Nacional de Gravura da UCG Universidade Católica de Goiânia, 2000

– Prêmio Aquisição “Tarsila do Amaral” na Bienal Andes-SN de Piracicaba Brasil, 2000

– Honra ao Mérito no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira em Santo Domingo República Dominicana, 2008.

– Honra ao Mérito no Festival Internacional de Aquarela em Bornova, Turquia 2015

– Honra ao Merito na Mostra de Artes Visuais de São José dos Pinhais, Brasil 2015

– Mérito Especial na Bienal Internacional de Aquarela de Shenzhen, China 2015-2016

– Prêmio Especial 12º Concurso Internacional de Quadrinhos e Ilustradores de Proteção Ambiental, China Daly, China 2017.

– Primeiro lugar VI Salão Hélio Melo de Artes Visuais do Rio Branco, Brasil 2018

– 35º Concurso Gráfico Satírico Internacional The Golden Apple Highlighted, Bistrita, Romênia 2019.

– Medalha de bronze na 9ª Bienal Internacional de Quadrinhos de Jiaxing, China 2019.

– Medalha de bronze “Caricaturas do Filósofo Laozi e Mestre Zen Huineng” nos “Olhos dos Artistas”, China 2019.

– Honra ao Mérito na Exposição de Arte “Nature” SeaScapes – Galeria de “Arte Light Space & Time”, 2019

– Prêmio especial 13º Concurso Ambiental Internacional “China Daly Comic Book Illustrators”, China 2019.

– Honra ao Mérito SeaScapes Exposição de Arte “Nature” – Light Space & Time Art Gallery, 2019

– Medalha de Bronze no UYACC “Longing for Sprin Anti Coronavirus International” na China, 2020.

– Best Cartoon em SICACO Coreia, 2020

– WORLD PRESS CARTOON /PORTUGAL 2021

Concurso Internacional em Caldas Da Rainha