Ação Global 2018 realiza quase 18 mil atendimentos em Plácido de Castro

Realizado pelo SESI em parceria com a Rede Globo, evento levou diversos serviços de saúde e ações de cidadania ao interior do Estado

A cidade de Plácido de Castro, no interior do Estado, foi contemplada com um verdadeiro mutirão de cidadania no último sábado, 26. E a comunidade não deixou de aproveitar essa grande oportunidade. Prova disso é que foram atendidas pela Ação Global 2018, realizada no espaço do Sesc, exatas 6.357 pessoas, o que representa mais de 30% da população, já que o município tem 18,5 mil habitantes, de acordo com estimativa de 2017 do IBGE.

E o número de atendimentos também foi expressivo: 17.799, sendo 7.905 na área de saúde; 364 serviços de cidadania; 5.562 voltados para qualidade de vida; e 3.968 de outros serviços, como corte de cabelo, por exemplo. Mariane da Costa Silva, de 20 anos, compareceu à Ação Global e, além de tirar o CPF de seus dois filhos, conseguiu ainda emitir a segunda via de sua carteira de trabalho. “Serviço rápido e de qualidade. Fiquei bastante satisfeita com a praticidade”, comentou a jovem.

Quem também aprovou os serviços gratuitos foi Elizabete da Silva, de 74 anos. Produtora rural e moradora de um ramal localizado no quilômetro 23 da estrada de Plácido de Castro, ela sofre de problemas cardíacos e fez questão de garantir a consulta com o médico especializado durante a Ação Global.

“Tenho coração crescido e há seis anos não me consultava com um cardiologista. Há alguns meses estou sentindo um mal estar e estava realmente preocupada com esses sintomas. Por isso fiquei muito feliz que este evento veio para o nosso município. E mais contente ainda por sair daqui com um tratamento [encaminhado] para ser feito”, relatou a produtora rural.

E todos esses serviços só foram possíveis graças à dedicação de centenas de voluntários – 336 para ser mais exato. Pessoas como Jones Silva Lima, de 24 anos. Enquanto os visitantes da Ação Global se divertiam em práticas esportivas, assistiam apresentações artísticas e culturais, recebiam atendimentos médicos ou eram beneficiados com outras ações, ele ajudava a cuidar da limpeza do espaço.

“É um trabalho que faço com muito prazer. E também me divirto, pois já encontrei diversas pessoas conhecidas, conversei com inúmeras delas e o tempo passa que nem percebemos. É gratificante poder ajudar e servir”, afirmou o voluntário.

adelaide
Presidente em exercício da FIEAC, Adelaide de Fátima, acompanhada de diretores da Federação das Indústrias, visitou a Ação Global – Foto/Assessoria Sistema FIEAC

A presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Adelaide de Fátima, que esteve na Ação Global acompanhada do prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, e dos diretores da FIEAC João Albuquerque, José Luiz Assis Felício, Raimunda Holanda, Augusto Nepomucena e Carlos Afonso Cipriano, destacou que sentia uma imensa alegria de poder contribuir com a realização do evento.

“É muito gratificante ver o entusiasmo e o comprometimento dos nossos colaboradores do Sistema FIEAC, assim como de todos os parceiros e voluntários, de se doarem e fazerem o melhor para ajudar o próximo. Estamos extremamente felizes por proporcionar esse momento, juntamente com a Rede Globo, em benefício da população de Plácido de Castro e até mesmo dos nossos vizinhos bolivianos, que também vieram aproveitar os serviços gratuitos da Ação Global”, salientou a presidente em exercício da FIEAC.

Casamento Coletivo: 144 casais dizem “sim”

Para coroar e fechar com chave de ouro a Ação Global 2018 em Plácido de Castro, foi realizado no fim da tarde o tradicional Casamento Coletivo. A cerimônia reuniu 144 casais. Um momento emocionante e de muita festa, sobretudo para a senhora Antônia Elias, de 65 anos, que casou no mesmo dia que sua filha, Tatiane Pereira.

“A alegria é dobrada, temos ainda mais motivos para festejar”, declarou. Sobre a história de amor com o seu noivo, Salvador Gomes, de 72 anos, Antônia contou que o conheceu há três meses. “Foi no dia do meu aniversário. Pedi a Deus que me concedesse uma grande bênção para o resto da minha vida e veio essa bênção, que é o Salvador. Nos apaixonamos e louvo a Deus por isso”, acrescentou.

Presente ao Casamento Coletivo, o prefeito Gedeon Barros fez questão de externar sua gratidão ao Sistema FIEAC e à Rede Globo por levar a Ação Global até Plácido de Castro. “Agradeço toda equipe do Sistema FIEAC e ao presidente José Adriano, que tenho certeza que gostaria muito de ter estado aqui. Muito obrigado a todos e tenham certeza de que estamos à disposição de vocês. Isso marcará a história da nossa cidade, um legado que fica em Plácido de Castro ”, salientou o gestor.

Já o superintendendo do SESI no Acre, César Dotto, enalteceu a grande mobilização para que fosse realizada a Ação Global. “São dezenas de instituições, mais de 300 voluntários que, unidos, puderam atender milhares de pessoas. É uma satisfação enorme fazer parte disso e encerramos com esse Casamento Coletivo maravilhoso”, assinalou.

Prefeito Gedeon
Prefeito Gedeon Barros agradeceu a parceria do Sistema FIEAC e da Rede Global para levar a Ação Global para Plácido de Castro – Foto/Assessoria Sistema FIEAC

Mais de 30 parceiros envolvidos

A Ação Global 2018 contou com um número significativo de parceiros. Contribuíram para realização do evento o Sinpal, cartório de Plácido de Castro, Depasa, Detran, Ciretran, Caixa Econômica Federal, Coordenação Municipal de DST/Aids, Hemoacre, UNIP, SENAI/AC, IEL/AC, Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Correios, Instituto Embeleze, Geladinhos Yupi, Guaraná Cruzeirense, Defensoria Pública, Policlínica, Fameta, Uninorte, Condomínio Sindical, Loja Maçônica Barão do Rio Branco, Polícia Militar, Prefeitura de Plácido de Castro, secretarias de Saúde do Estado, do município de Rio Branco e de Plácido de Castro, Sesc, Superintendência do Trabalho e Emprego no Acre, CGU (Ouvidoria), 4º BIS, e secretarias municipais de Esporte e Lazer, de Meio Ambiente, de Obras e de Cultura de Plácido de Castro.

“Sozinhos nós jamais conseguiríamos obter o sucesso que tivemos nesta edição da Ação Global. Por isso agradecemos de coração a cada um dos parceiros e a todos os voluntários que se esforçaram para realizar esse evento histórico. Não temos dúvidas de que fizemos a diferença na vida de milhares de famílias de Plácido de Castro. Isso é que nos deixa com a sensação de dever cumprido”, ressaltou a coordenadora-geral da Ação Global no Acre, Suzi de Oliveira.

{gallery}fotos/2018/05-maio/28052018/galeria_acao_global:::0:0{/gallery}