“A marca de nossa gestão será a da união”, diz Rodrigo Aiache, novo presidente da OAB/AC

Presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre afirma que momento agora é de irmanar membros e trabalhar em favor de uma sociedade melhor, sobretudo, visando às classes menos favorecidas do estado.

Aos 41 anos de idade, o jovem Rodrigo Aiache foi eleito para a presidência de uma das instituições mais respeitadas por todos os segmentos sociais no estado e fora dela, a Ordem dos Advogados do Brasil secção Acre (OAB/AC), num gesto em que 802 advogados – o número de votos que recebeu a sua chapa, denominada “Muitas Vozes, Uma Só OAB” – decidiram romper com o tradicionalismo que há uma década perdurava sobre a instituição, com escolha de uma chapa única por aclamação.

O feito foi possível, como expressa o próprio nome da chapa vencedora, graças à união de forças em torno de uma proposta que resgatasse a união de seus membros e abrisse espaço à inclusão das mulheres advogadas em papéis fundamentais dentro de Ordem, antes desempenhados apenas pela classe masculina. Não é à toa que além do posto de vice-presidente que será ocupado por Socorro Rodrigues, a gestão da Caixa de Assistência aos Advogados do Acre (CAA/AC) – um dos braços mais importantes da OAB – será comandada por uma mulher, a advogada Laura Sousa. Ambas têm experiências e trajetórias de atuação dentro
da Seccional Acre.

Em entrevista ao OPINIÃO, que pode ser conferida também na íntegra em podcast no portal do jornal: Jornalopiniao.net, Aiache fala à jornalista Maria Meirelles sobre o desafio de quebrar paradigmas e as metas para uma Ordem mais atuante na sociedade, sobretudo, acessível aos mais vulneráveis e irmanada com as demais instituições e com seus próprios membros.

A defesa incondicional da democracia

“A última vez que tivemos uma eleição na OAB/AC foi em 2012. De lá pra cá, todos os demais processos de escolha tinham sido por aclamação. Esta foi uma eleição acirrada, mas também da garra dos 76 colegas que compuseram a nossa chapa. Agora, estamos dispostos a promover a mudança, com uma Ordem que defende mais a democracia e que tem um papel institucional que contemple do mais jovens [advogados] à velha guarda”.

As mulheres ombro a ombro

“Estamos muito felizes de termos o privilégio de uma vice-presidente que é referência para todos nós. A Socorro [Rodrigues] representa a força da mulher advogada, comprometida com a causa dos advogados e por uma sociedade mais igualitária, em que as minorias sejam valorizadas e respeitadas como merecem. Temos também a Laura Sousa, da Caixa de Assistência do Advogado. De modo que as mulheres são extremamente representadas”.

A palavra é união

“Desde os primeiros dias que colocamos as nossas propostas para nossos colegas advogados, nós percorremos todo o Acre, do Vale do Alto Acre ao Vale do Juruá, conversando com nossos advogados do interior e dizendo a todos da importância que eles têm para a Ordem e para a nossa sociedade. A marca de nossa gestão será a da união da classe. Essa é a palavra que há alguns caiu no esquecimento. E então fomos atrás dessa união, chegando a contar com o apoio de quase mil advogados, convencendo todos que o nosso projeto era o melhor para a classe”.

Aproximar a Ordem das pessoas e das instituições

Temos um plano de trabalho com 100 metas principais e uma delas é, justamente, tornar a instituição mais acessível e conhecida da sociedade. Quando vamos às entrevistas de TV, é costumeiro que as pessoas que participam desses canais, liguem perguntando sobre o que é mesmo a OAB, para que ela serve, com qual finalidade ela existe. E o que precisamos então é promover ações para aproximar a Ordem da sociedade, esse é um dos nossos objetivos fundamentais. Eu digo sempre que sou uma pessoa de diálogo e vamos fazer isso: dialogar com o Ministério Público, com o Executivo, com o Judiciário e com as camadas mais vulneráveis socialmente”.

Quem é Rodrigo Aiache

Marido, pai de dois filhos, cristão, Rodrigo Aiache é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre, mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

É autor das obras “Princípios Constitucionais Tributários” e “Poder Econômico e Livre Concorrência”.

Advogado desde 2005, na OAB/AC Rodrigo Aiache já atuou na Comissão de Direitos Humanos, foi presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), vice-presidente e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAA/AC).

Quem é Socorro Rodrigues

Socorro Rodrigues possui OAB desde 1987, foi presidente da Comissão da Mulher na OAB/AC e atualmente é conselheira da Seccional.

Atuou durante oito anos como juíza leiga do Tribunal de Justiça do Acre e é membro da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ).

Socorro foi conselheira de Honra do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, e também do Conselho Municipal do Direito da Mulher. Também atuou na vida pública no TJAC e Justiça Federal e atuou na advocacia da área cível e consumidor.

“Me sinto honrada em ter tido o privilégio de caminhar com essa equipe honrada da chapa 7 e tenho certeza que faremos o melhor à frente da OAB/AC”, completou Rodrigues.