Rio Branco
31°C
terça-feira, 18 de agosto de 2026
10:02

No Acre, secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial visita terreiro de Umbanda

Paulo Roberto está no Acre para promover a adesão de todos os municípios do Acre ao SINAPIR (Foto: Maxmone Dias)

Cumprindo agenda no Acre, o secretário nacional da Promoção de Igualdade Racial, Paulo Roberto, conheceu na noite desta quarta-feira, 11, o terreiro Tenda de Umbanda Luz da Vida, em Rio Branco. A visita também contou com a presença do coordenador do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Herbert Pitorra, e da chefe da divisão de promoção da igualdade racial, intolerância religiosa e diversidade sexual da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), Goreth Pinto.

A comitiva foi recepcionada pela dirigente espiritual da Tenda Luz da Vida, Mãe Marajoana de Xangô, e seus filhos (médiuns do terreiro). Situado na Estrada do Quixadá, o templo umbandista está caminhando para o seu sexto ano de fundação e tem como foco o trabalho de reforma íntima dos filhos da casa, promovendo a tolerância cultural e religiosa, ao mesmo tempo em que desenvolve projetos sociais abertos à comunidade em geral.

“Temos a utopia de conquistarmos um país em que possamos conviver: negros, brancos, índios, dentro dos nossos ideários de igualdade estampados na Constituição. Não é favor nenhum aceitar o umbandista, candomblecista, budista, enfim, não é favor, é constitucional. O país é de todos nós, foi criado pelo sangue de nossos ancestrais, somos apenas um povo brasileiro”, afirmou o secretário nacional da Promoção de Igualdade Racial, Paulo Roberto.

Apresentação da tenda Luz da Vida na energia dos Orixás (Foto: Maxmone Dias)

Articulada pela SEASDHM, a visita do secretário nacional da Promoção da Igualdade Racial teve como objetivo apresentar a riqueza cultural e diversidade das religiões de matriz africana do Acre, pontuando as necessidades dessa população em relação às políticas públicas.

Além de dialogar com o coletivo, os gestores partilharam do axé da Tenda Luz da Vida, que por sua vez realizou um verdadeiro espetáculo energético, embalado pelo toque eloquente dos atabaques, a oração dos pontos cantados e o movimento do bailado dos médiuns. Conduzindo a cerimônia, Mãe Marajoana explicou a regência e atuação de cada Orixá – divindades cultuadas nas religiões de matriz afro.

“A vinda do secretário nacional à nossa casa é resultado da nossa caminhada de levar a Umbanda pé no chão, com simplicidade e dedicação. Para nós, esse momento foi muito importante, pois pudemos repassar a nossa forma de trabalho, nossos ritos, nossa realidade, levando um pouco da nossa casa e do nosso axé. Sou extremamente grata por conduzir a Tenda de Umbanda Luz da Vida, pelos meus filhos de santo e por todos aqueles que frequentam nossa casa. Gratidão pelo reconhecimento dos mentores espirituais por trazerem pessoas ilustres ao nosso templo”, endossou a sacerdotisa.

(Foto: Nakágima Sales)

Reconhecimento

Após a cerimônia, Paulo Roberto fez questão de cumprimentar todos os irmãos e irmãs da Tenda de Umbanda Luz da Vida e disse que a ida ao terreiro marcou sua visita ao Acre. “A energia de vocês é muito boa”, afirmou o secretário ao agradecer a receptividade amistosa e fraterna.

Segundo a chefe da divisão de promoção da igualdade racial, intolerância religiosa e diversidade sexual da SEASDHM, Goreth Pinto, a experiência na Tenda Luz da Vida foi uma oportunidade de ouvi in loco as comunidades, suas necessidades e seus desafios.

Apresentação do coletivo infantil Flor de Jasmim (Foto: Maxmone Dias)

“Ficamos encantados com a pluralidade cultural que encontramos! Saímos com a certeza de que esse espaço [Tenda Luz da Vida], assim como outros do Estado são espaço de manutenção da cultura brasileira e afro-brasileira, buscando o respeito, a união e o compromisso com os que que vieram antes de nós, nossos ancestrais”, frisou Goreth.

Também estiveram presentes a assistente social Joelma Barbosa de Souza, chefe da Divisão de Promoção dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente SEASDHM; a psicóloga Dina Larissa e Hany Cruz de Armas, que é chefa da Divisão de Apoio a Migrantes e Refugiados.