Rio Branco
27°C
sábado, 15 de agosto de 2026
08:09

Pessoas com transtornos mentais e neurológicos já podem se vacinar contra a Covid-19, alerta vereadora Michelle Melo

A vacinação para pessoas que enfrentam transtornos mentais ou neurológicos já está disponível. A notícia foi repassada pela vereadora do PDT de Rio Branco, Michelle Melo, que teve a confirmação do próprio secretário de Saúde, Frank Lima.

Acometida pela Covid-19 em junho do ano passado, a empresária Adrielle Farias, 24 anos, desenvolveu o transtorno misto de depressão e ansiedade após a doença. Nesta terça-feira, 1, a jovem tomou a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Adrielle tomou a primeira dose da vacina nesta terça-feira, 1. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Que presente de aniversário incrível! Desenvolvi um transtorno misto de depressão e ansiedade, após ser infectada com a Covid-19 há um ano. Eu vou ao psiquiátrica todo mês, faço uso de medicamentos e, por conta disso, eu me enquadro na categoria dos imunossuprimidos, que é uma comorbidade”, relatou Adrielle, por meio de suas redes socais.

A estudante Anna Cecília Corrêa, 26 anos, também luta contra a depressão e a ansiedade há alguns anos, e está organizando a documentação necessária para ser imunizada. “Fiquei emocionada com a notícia de que poderei me vacinar desse vírus que nos impede de abraçar as pessoas, de estar com quem amamos. Para que enfrenta a depressão, o isolamento é ainda mais difícil”, destacou.

Portadora da boa notícia, a vereadora Michelle Melo, que também é médica, alerta para a importância das pessoas se vacinarem.

Vereadora Michelle Melo

“É de extrema importância que todos saibam que a vacina contra a Covid-19 reduz a grande mortalidade causada pelo vírus. A vacina é vida! Também é necessário entender que são necessárias as duas doses da vacina e manter as medidas de higiene sanitária para evitar a propagação do vírus, enquanto não vacinamos a maior parte da população”, esclareceu a parlamentar.

Vereadora Michelle Melo

Quem pode se vacinar?

De acordo com a lista disponibilizada pela Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), estão enquadradas no grupo prioritários da vacinação os CID’s (Classificações Estatísticas Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), que são:

  • CID F71 – Retardo mental moderado – comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento;
  • CID F72 – Retardo mental grave;
  • CID F84 – Transtornos globais do desenvolvimento;
  • CID F20 – Esquizofrenia;
  • CID F21 – Transtorno esquizotípico;
  • CID F22 – Transtornos delirantes persistentes;
  • CID F23 – Transtornos psicóticos agudos e transitórios;
  • CID F24 – Transtorno delirante induzido;
  • CID F25 – Transtornos esquizoafetivos;
  • CID F30 – Episódio maníaco
  • CID F31 – Transtorno afetivo bipolar
  • CID F32.3 – Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos;
  • CID F33.3 – Transtorno depressivo recorrente, episódio atual grave com sintomas psicóticos.