Rio Branco
28°C
quarta-feira, 3 de junho de 2026
17:22

“Não esqueço a cena do filho: ‘Pai, o senhor vai voltar’, com lágrimas nos olhos”, diz repórter fotográfico

REPÓRTER OPINIÃO

Diante dos esforços de guerra pelo qual passa o Acre para atender à demanda por leitos de UTIs é visível também o abalo emocional dos profissionais de saúde e também de outras áreas, com a repetição de cenas de sofrimento das famílias com a pandemia de Covid-19. Uma dessas foi relatada pelo repórter fotográfico Diego Gurgel, por ocasião da transferência de mais três pacientes a hospitais de Manaus (distante cerca de 1,4 mil de Rio Branco), em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), na noite desta sexta-feira, 19.

“Meus amigos, passei a noite passada acompanhando esta “operação de guerra” pra salvar vidas. Peço que se cuidem! Não esqueço a cena do filho falando ao pai: “o senhor vai voltar”, com lágrimas nos olhos”, afirmou o fotojornalista para colegas em um grupo de WhatsApp.

Ele se referia a Thyago Santana, que ficou à espera do lado de fora do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC) aguardando sair o pai, de 63 anos, depois de a família lutar por uma vaga de UTI.

“É uma vitória, a família lutou muito para conseguir essa vaga, para que ele recebesse o tratamento que neste momento precisa. Tenho certeza da recuperação e do retorno do meu pai para casa. Não importa o lugar. O importante é que ele fique bem. O momento é difícil, um sentimento de alívio e angústia ao mesmo tempo em saber que ele estará longe da família”, disse o filho à reportagem do site estatal da Agência de Notícias do Acre.

Com mais oito mortes registradas por Covid-19, o Acre chega a 1.176 óbitos, neste sábado, 20, com UTIs em colapso, obrigando o governo do estado do Acre a transferir pacientes em estado grave para outros estados.

Os pacientes removidos têm idade entre 53 e 74 anos e foram encaminhados para o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, referência para casos de coronavírus, em Manaus, segundo informa a agência de notícias governamental.

Em postagem na sua página do Facebook, o governador Gladson Cameli frisou que acompanhou pessoalmente a transferência dos três pacientes desde o Into-AC até o aeroporto.

“Foi muito triste acompanhar essa saída. Mas temos fé que todos esses pacientes voltarão para casa em breve e com saúde. Quero agradecer de coração a todos os profissionais da Saúde que ajudaram na logística da transferência, à FAB e ao Ministério da Saúde, pelo apoio no transporte”, escreveu o governador.

“Peço que tomem cuidado e se previnam contra o coronavírus que tem feito muitas famílias chorarem. Que Deus nos abençoe e nos proteja”, completou o chefe do Executivo acreano.