Rio Branco
26°C
quarta-feira, 22 de julho de 2026
21:28

Abertura do Viver Ciência reúne centenas de pessoas

Abertura do Viver Ciência reúne centenas de pessoas

Centenas de pessoas entre alunos, professores e autoridades participaram da abertura da 3º edição da Viver Ciência – Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre, realizada na terça-feira, 19, no auditório da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, que garante uma programação até o dia 21 (quinta-feira), no campus da universidade, apostando na força jovem para um futuro melhor.

O tema deste ano é Ciência unindo saberes, o evento é uma oportunidade para troca de conhecimentos, estímulo à criatividade, valorização da experimentação, da ação investigativa, da atividade inovadora, de trabalhos interdisciplinares e da promoção da iniciação científica.

O secretário de educação do estado, Marcos Brandão, destaca que o Viver Ciência é uma herança da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Quando terminou a SBPC nós decidimos que teríamos que ter um evento que fosse de natureza cientifica, mas não só uma mostra e sim o resultado de uma mudança de postura metodológica dentro das escolas entre aquelas aulas expositivas, de sair daquele lugar comum, para aulas nas quais os alunos pudessem ser desafiados a experimentar, conhecer, criar, mudar e protagonizar a construção de conhecimento”, afirma Brandão.

Ainda segundo o secretário, serão realizadas várias apresentações que vem de uma forma crescente. Na primeira exposição foram 70 trabalhos, na segunda mais de 120 e hoje são 276.

“São muitas atividades que vêm tomando bastante espaço na universidade e nós saímos de 12 mil pessoas para 30 mil, somente na capital”, desataca Marcos, frisando que a mostra também está sendo realizada em Cruzeiro do Sul.

Segundo a vice-governadora, Nazaré Araújo, o evento tem como princípio a valorização do que os jovens produzem dentro das escolas.

“Nós, quanto sociedade, devemos valorar os aspectos positivos. Vemos a superação dos desafios e das dificuldades econômicas financeiras pela união de todos os parceiros desta ação. Apesar dos cortes orçamentários produzidos que vieram com a questão da emenda complementar que retira recursos de saúde e educação, nós somos felizes, pois, por meio da integração, união e priorização desses meios [saúde e educação], conseguimos manter nossas atividades”, relatou Araújo.

Este ano, a mostra foi a Brasiléia, Tarauacá e Sena Madureira, onde foi realizado um trabalho nas comunidades, representando, de acordo com a vice-governadora, a valorização da ciência.

“Este é um doa maiores eventos da educação base, junto com outros programas o Viver Ciência é o carro chefe dentro da SEE. Por isso, convido a sociedade a prestigiar essa ação e conhecer o que nossos jovens estão fazendo de bom”, finalizou Nazaré.