Rio Branco
30°C
domingo, 28 de junho de 2026
14:45

Quase um milhão e meio de pessoas deixam de sacar e perdem benefício do Auxílio Emergencial

De acordo com o Ministério da Cidadania, ao menos 1,4 milhão de pessoas que receberam o Auxílio Emergencial não movimentaram o benefício depositado em suas contas digitais. Os valores, que não foram resgatados dentro do prazo, somam mais de R$ 1,3 bilhão, dinheiro que voltou para os cofres da União.

Para os beneficiários do Bolsa Família, as parcelas têm validade de 270 dias, e ainda podem ser resgatadas. O programa assistencial, que teve início em abril de 2020, beneficiou 67,9 milhões de pessoas (população de baixa renda e trabalhadores informais), somando mais de R$ 294 bilhões em auxílio.

Neste período, foram pagas cinco parcelas de R$ 600. Depois, o governo liberou o chamado Auxílio Emergencial Extensão, no valor de R$ 300, pago em quatro parcelas.

Continuidade no pagamento do benefício

Com a segunda ‘onda’ de pandemia do novo coronavírus, Estados estão preocupados com o aumento da crise econômica devido o fim do pagamento do auxílio emergencial. No entanto, o governo cogita lançar um novo programa, que beneficiará somente pessoas cadastradas no Bolsa família, mas que até o momento é só especulação.

Apesar do governo argumentar que a prorrogação do pagamento do benefício pode desequilibrar as cotas, o Ministério da Economia analisa a possibilidade de pagamento do auxílio, desde que tenha um acordo com o Congresso para aprovação rápida de medidas de corte de gastos públicos.