Rio Branco
21°C
segunda-feira, 6 de julho de 2026
01:26

Acre lidera como o estado que menos realiza denúncias de casos de violência contra à mulher

GUILHERME LIMES

Nesta última sexta-feira, 29, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) apresentou dados estatísticos apontando o Acre como o estado que menos realiza denúncias de violência contra a mulher. E que durante a pandemia os números de violência à mulher apenas aumentaram.

Os dados foram retirados dos registros realizados pela Central de Atendimento à Mulher, do ano de 2019. No qual o Acre continua ocupando entre as colocações de risco às mulheres. De acordo com o balanço o estado acreano seria o que menos realiza denúncias no Ligue 180.

O balanço também apresentou que apenas cerca de 17,26 a cada 100 mil habitantes é realizado o atendimento. E que de todas as denúncias realizadas, 13,92 são de violência doméstica.

Para se ter uma noção os estados que mais realizam denúncias são Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. E fazendo um comparativo com a mesma quantidade de habitantes, 100 mil, as ligações variam de cada estado num percentual de 98,92; 82,54 e 91,54.

Feminicídio durante a pandemia

Ainda no início do mês de maio, a procuradora Patrícia Rêgo, inclusive, alertou que o números de denúncia ultimamente tem decaído, em contrapartida, surgiram inúmeros casos de feminicídio no estado. Principalmente durante este período de isolamento social, fazendo com que as mulheres fiquem mais próximas do agressor.

“Até meados de abril ao invés de aumentar o número de denúncias houve diminuição, e inversamente ocorreu aumento no feminicídio. Ou seja: a mulher está sofrendo violência e não tem meios de denunciar”, frisou Rêgo.

Ligue 180

Segundo os dados MMFDH, o número de ligações para o Ligue 180, no ano de 2019, foram mais de 1,3 milhões. No qual em torno em torno de 6,5% destas ligações chegaram a se tratar de denúncias; outros 47,91% foram para a solicitação de informações sobre a rede de proteção e direitos das mulheres. Além de 45,59% foram para manifestações de quem solicitou o atendimento, recebendo elogios, sugestões, reclamações ou e até mesmo trotes.Discando o Ligue 180, o atendimento também fornece a disseminação de informações sobre todos os direitos das mulheres. Incluindo alguns fatores que as orientem acerca de ações, programas, campanhas, serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização de direitos das mulheres, disponíveis no âmbito federal, estadual e municipal.