Rio Branco
30°C
segunda-feira, 10 de agosto de 2026
15:23

Morre neste sábado Abrahim Farhat Neto, o Lhé

Morreu neste sábado (16), um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Acre, Abrahim Farhat Neto, o Lhé. Ele teve uma complicação renal, conforme o filho informou por meio de redes sociais.

Lhé foi um dos maiores militantes das causas dos direitos humanos e de uma sociedade com justiça social. Querido por autoridades e anônimos, ele tinha 79 anos.

Foi um homem muito importante em todas as lutas socioambientais e políticas, nas últimas quatro décadas. Era amigo e parceiro de Chico Mendes e do ex-presidente Lula. Seja na organização do PT, seja na luta dos índios, seringueiros, empregadas domésticas, etc.

Biografia

Filho de sírio libaneses, Abrahim Farhat Neto, o Lhé, nasceu em Rio Branco. Nos anos 60, no Colégio Acreano, iniciou a luta no movimento estudantil, que teve prosseguimento na antiga Ética. Depois passou a atuar na organização de movimentos sociais e sindicais.

Sempre teve muita proximidade com a Igreja Católica, tendo sido grande amigo de Dom Giocondo, Dom Moacir e padres Pacífico, Nilo e Pedro Martinello, defensores da Teologia da libertação. Abrahim organizou e fundou várias cooperativas e sindicatos, como o das Lavadeiras, das Empregadas Domésticas e das Prostitutas. Lhé usava recursos da família para criar ou fortalecer sindicatos, como o de trabalhadores rurais de Xapuri.

“Reluz na foice cortante
Que o Lhé te deu
Toda a fúria do titã seringueiro
Nosso bangue-bangue tupiniquim
No batuque surreal do terreiro
Nosso povo não precisa estopim”

Los Porongas – Zumbi e Chico