ABIGAIL SUNAMITA
A segunda fase da campanha de vacinação contra a influenza deu se inicio na quinta-feira, 16, em todo o país. E na capital acreana, a Prefeitura de Rio Branco se prepara para repetir as estratégias exitosas usadas na primeira fase, vacina no carro e vacina em casa.
Em todas essas etapas, posto de vacinação estarão funcionando em todas as unidades de saúde, nas Unidades de Rápido Atendimento Prioritário em Saúde (URAPS), e em área aberta e com circulação de ar para atendimento exclusivo dos idosos.
O público sugerido nesse presente momento é composto por doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários e profissionais das forças de segurança e salvamento. O principal objetivo é atingir, ao menos, 90% desse público em toda a capital.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Martins, o posto de vacina montado no antigo pátio de vistoria do Detran, na avenida Nações unidas, em frente ao 7º BEC, continua ativado para o atendimento do público alvo. Essa estratégia evita que haja aglomerações nas unidades de saúde.
Na fase anterior, foram vacinados 23.463 idosos até a tarde desta segunda-feira, 13, o que representa 104% da meta prevista inicialmente. Já os profissionais de saúde, que também faziam parte do grupo prioritários da primeira fase, foram 6.073 pessoas vacinadas, um total de 63%, da meta prevista.

Essas estratégias fazem parte das medidas tomadas pela Prefeitura para ajudar no combate à pandemia de coronavírus/covid-19, que já tem quase uma centena de casos registrados oficialmente no Acre e já fez cinco vítimas fatais. A vacina contra a influenza não tem ação contra a covid-19, mas impede que as pessoas sofram com infecções gripais, o que as deixaria com o organismo frágil, facilitando a ação do coronavírus.
2ª ETAPA
16 de abril – doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento
Local: Avenida Nações Unidas, 1755 – Bairro Abraão Alab – Antigo Pátio de Vistoria de DETRAN
• Período da manhã: Vacinação no domicílio para idosos e pessoas acamadas cadastrados no Sistema de Saúde Municipal e nos CRAS e internos do Lar dos Vicentinos e Souza Araújo;
• Período da tarde: Todas as Unidades Básicas de Saúde manterão em funcionamento suas salas de vacina no período da tarde.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>