Rio Branco
26°C
sábado, 4 de julho de 2026
11:13

Prefeitura reforça vacinação contra a gripe

Com baixa adesão em todo o país, a campanha nacional de vacinação se encerra para o público alvo nesta sexta-feira, dia 31 de maio. Mas a dose continuará disponível por tempo indeterminado em todas as Unidades Básicas de Saúde, para toda a população.

No Acre, somente 64,9% do público prioritário foi imunizado. Entre essas pessoas estão as gestantes, os idosos, as crianças, os professores e os profissionais de saúde.

Diante disso, a Prefeitura Municipal de Rio Branco intensificou as estratégias de busca ativa para alcançar o público prioritário da campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa visa cumprir a meta de cobertura vacinal contra a influenza, determinada pelo Ministério da Saúde (MS).

Uma série de ações complementares à campanha nacional de vacinação foram adotadas para alavancar a cobertura vacinal na cidade. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e atendem a orientações da prefeita Socorro Neri.

A meta principal é proteger as pessoas que fazem parte do grupo de risco: pessoas com mais de 60 anos; profissionais da saúde; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; professores e população indígena.

Na quarta-feira, 29, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram uma campanha de imunização da gripe para servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC).

Kellyton da Silva Carvalho, secretário da Zeladoria, ressaltou que estes profissionais são suscetíveis à doença devido à exposição diária ao sol, chuva e poeira. A vacina é uma forma eficiente para reduzir as complicações e as internações.

“A busca ativa dos grupos de risco, levando a vacinação diretamente aos locais onde estes se encontram, disponibilizando e facilitando o acesso das pessoas à imunização contra a influenza é uma ótima estratégia”, disse o trabalhador Raimundo Nonato Gomes, de 55 anos.

Na capital, a adesão é ainda menor. Mas a Secretaria de Saúde vai continuar o trabalho nas creches e com visitas domiciliares por 15 dias.

“Ontem nós já atualizamos com o Ministério da Saúde, encerra de fato agora dia 31 para o público prioritário e a partir de segunda-feira, dia 3, já estará disponível para toda a população, nós aqui ainda continuaremos nossa estratégia de vacinação do público prioritário, que é o público mais vulnerável, mas não houve essa prorrogação pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida.

Como já foram registrados óbitos e o vírus continua circulando, é necessário atenção. “Nós tivemos 17 óbitos que estão confirmados na nossa cidade por agravamento de gripe e a gente sabe que para prevenir só tem um jeito, que é vacinando. E a gente pede que a população possa comparecer nas unidades de saúde, nos pontos de vacinação pra poder se imunizar, evitar uma internação ou até mesmo um óbito”, concluiu o secretário. (Com informações Assessoria PMRB)