Emissoras de televisão da Irlanda, do Reino Unido e da Bulgária receberam ameaças de bomba por e-mail nesta sexta-feira (6). As mensagens afirmavam que explosivos haviam sido instalados nos edifícios e que detonariam em apenas 45 minutos, provocando evacuações e alterações na programação de canais europeus.
As ameaças atingiram veículos como a emissora pública irlandesa RTÉ, a britânica Sky e a búlgara Nova TV. Após verificações realizadas pelas forças de segurança, nenhum explosivo foi encontrado nos locais mencionados.
Emissoras evacuam funcionários após ameaças
Na Irlanda, a programação da RTÉ foi interrompida e substituída por músicas e mensagens gravadas. A alteração chegou a durar cerca de três horas em alguns canais, enquanto a polícia realizava buscas nas instalações da emissora.
Depois de mais de três horas de inspeções, os agentes concluíram a varredura e liberaram o retorno dos funcionários ao complexo da empresa.
Na Bulgária, a redação da Nova TV, localizada em Sófia, também foi evacuada para uma inspeção policial. O prédio foi considerado seguro e os trabalhadores puderam retornar às atividades. Nesse caso, a transmissão não precisou ser interrompida.
E-mails afirmavam que bombas explodiriam em 45 minutos
As mensagens enviadas às redações tinham como assunto “MENSAGEM PARA O OCIDENTE” e afirmavam que um integrante do suposto grupo responsável havia instalado um artefato explosivo nos edifícios.
“Queremos que o mundo inteiro saiba sobre nós, e é por isso que um de nossos agentes plantou um dispositivo explosivo em seu prédio. Ele detonará em 45 minutos. O tempo está se esgotando”, dizia um dos e-mails recebidos pelas emissoras.
As mensagens foram assinadas com o nome de Mikhail Andropov. O remetente também afirmou fazer parte da liderança de um grupo que teria responsabilidade por falsas ameaças de bomba envolvendo voos comerciais na Europa nos últimos dias.
“Isto é apenas o começo. O que aconteceu esta semana é apenas uma pequena parte do que aguarda a Europa num futuro próximo”, acrescentava o texto.
Referência a ex-líder soviético chama atenção
O nome utilizado nas mensagens coincide com o sobrenome de Yuri Andropov, que comandou a União Soviética entre 1982 e 1984. O assunto do e-mail também faz referência ao título de uma biografia do antigo dirigente soviético.
Até o momento, as autoridades não estabeleceram se a referência tem alguma relação com o envolvimento de grupos ligados à Rússia ou se foi utilizada apenas para criar uma associação com Moscou. A autoria e a motivação das ameaças continuam sob investigação.
Falsos alertas também atingiram voos comerciais
As ameaças contra as emissoras ocorrem após uma sequência de falsos alarmes envolvendo aeronaves comerciais na Europa. Nos dias anteriores, voos que partiram da Sérvia com destino a países como Finlândia e Espanha tiveram suas rotas alteradas, realizaram pousos não previstos ou passaram por inspeções de segurança.
As verificações realizadas nas aeronaves também não identificaram explosivos. Os episódios provocaram transtornos no transporte aéreo e ampliaram a preocupação das autoridades de segurança europeias.
Primeiro-ministro da Irlanda pede calma
O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, afirmou que as agências de segurança europeias investigam se as ameaças fazem parte de uma ação coordenada ou se foram realizadas por indivíduos isolados.
“Isso ilustra como pode ser relativamente simples causar perturbações e minar o funcionamento normal da sociedade por meio de atividades não convencionais desse tipo, projetadas para causar perturbação, medo e ansiedade”, declarou Martin em entrevista à rádio RTÉ.
O premiê também orientou a população a manter a calma enquanto as autoridades trabalham para esclarecer a origem dos alertas.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>