Rio Branco
35°C
quinta-feira, 24 de setembro de 2026
11:48

Prefeitura de Rio Branco reforça rede de abastecimento de água na Estrada Aquiles Peret e beneficia mais de 900 famílias


A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), iniciou nesta quinta-feira (24), a implantação de uma nova rede de abastecimento de água na região da Estrada Aquiles Peret, no bairro Irineu Serra com o objetivo de reforçar o sistema e garantir maior regularidade no fornecimento para moradores da parte alta da capital.

A intervenção contempla aproximadamente 3 mil metros de rede, incluindo 1.500 metros de tubulação principal de 200 milímetros e redes complementares que vão atender a região do ramal Chácara Aliança e o bairro Jorge Lavocat. O investimento é de quase R$ 1 milhão e deve beneficiar cerca de 900 famílias.

Abastecimento de agua na Estrada Aquiles Peret 16
Nova rede de abastecimento reforçará o sistema e garantirá maior regularidade no fornecimento de água aos moradores da parte alta da capital. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante a visita técnica ao local, o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que a obra atende a uma antiga demanda da comunidade, que enfrenta dificuldades históricas relacionadas à pressão e à regularidade do abastecimento.

“É um pedido antigo da comunidade. Essa rede existe há mais de 10, 15 anos, mas não conseguia atender a parte mais alta com a pressão adequada. Muitas famílias precisavam utilizar bombas para que a água chegasse às caixas. Com esse reforço, vamos melhorar a vazão, a pressão e reduzir a intermitência, garantindo um abastecimento mais regular”, destacou.

Abastecimento de agua na Estrada Aquiles Peret 13
“É uma reivindicação antiga da comunidade. Com o reforço da rede, vamos melhorar a pressão e a vazão da água, reduzir as interrupções e garantir um abastecimento mais regular para as famílias da parte alta”, destacou. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo Enoque Pereira, a etapa principal da obra deve ser concluída em até duas semanas, com a execução das redes complementares prevista para ser finalizada até o fim de outubro.

“Essa rede principal é a parte mais importante para melhorar o atendimento da região do Jorge Lavocat. Na sequência, vamos concluir as redes paralelas para que toda essa área seja contemplada com uma melhoria significativa no abastecimento”, afirmou.

O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, acompanhou a ação e destacou que o investimento faz parte do compromisso da gestão em ampliar os serviços essenciais e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Abastecimento de agua na Estrada Aquiles Peret 11
“A Prefeitura tem ampliado as ações de abastecimento de água. Aqui, são quase 3 mil metros de reforço na rede, garantindo água tratada e de qualidade para cerca de 900 famílias da região”, frisou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A Prefeitura tem buscado chegar em todas as frentes de serviço, especialmente no abastecimento de água. Aqui é um exemplo de um trabalho realizado pelo Saerb, com quase 3 mil metros de reforço na rede, levando água tratada e de qualidade para aproximadamente 900 famílias dessa região”, frisou.

O prefeito ressaltou ainda que a melhoria no sistema de abastecimento integra o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal, que inclui serviços de infraestrutura, limpeza urbana, pavimentação e melhorias nos bairros.

Abastecimento de agua na Estrada Aquiles Peret 8
Prefeito destacou que a melhoria no abastecimento faz parte das ações da gestão municipal, que também incluem infraestrutura, limpeza urbana, pavimentação e melhorias nos bairros. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Água é essencial para a vida, é saúde e qualidade de vida. Estamos trabalhando para aproximar cada vez mais essas ações das comunidades, levando melhorias para onde as pessoas vivem”, completou Alysson Bestene.

Além do reforço na rede de água, a Prefeitura também realiza estudos para novas ligações viárias na região da parte alta da cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e facilitar o deslocamento dos moradores.

Abastecimento de agua na Estrada Aquiles Peret 18
Obra terá cerca de 3 quilômetros de rede de abastecimento, com investimento de quase R$ 1 milhão, beneficiando aproximadamente 900 famílias do ramal Chácara Aliança e do bairro Jorge Lavocat. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A intervenção na Estrada Aquiles Peret faz parte de um conjunto de investimentos do Saerb voltados à ampliação e modernização do sistema de abastecimento de Rio Branco, especialmente em áreas que cresceram nos últimos anos e necessitam de melhorias estruturais.





,









Source link