Rio Branco
24°C
domingo, 8 de novembro de 2026
18:36

Nova exigência para tirar a primeira CNH já está valendo no Acre; veja como funciona a regra

O exame toxicológico já passou a ser obrigatório no Acre para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e AB. A exigência foi implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) em cumprimento à legislação federal e já está em vigor para novos processos de habilitação iniciados no estado.

A medida amplia uma exigência que anteriormente era aplicada apenas aos motoristas das categorias C, D e E. Agora, quem pretende obter a primeira habilitação para conduzir motocicletas ou automóveis também deverá apresentar resultado negativo no exame toxicológico antes da emissão da Permissão para Dirigir (PPD).

Quando o exame deve ser feito?

No Acre, o exame faz parte do processo de obtenção da primeira CNH e deve ser realizado conforme as orientações do Detran-AC. O laudo precisa ser emitido por um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ter validade legal.

Sem um resultado negativo registrado no sistema, o candidato não poderá receber a Permissão para Dirigir, documento provisório concedido aos novos condutores.

Quem precisa fazer o exame?

A nova regra vale para:

• Candidatos à primeira CNH nas categorias A, B e AB;

• Pessoas que iniciarem um novo processo de habilitação dentro das regras atualmente vigentes;

• Motoristas das categorias C, D e E, que já eram obrigados a realizar o exame conforme a legislação.

Como funciona o exame toxicológico?

O exame é conhecido como teste de larga janela de detecção e utiliza amostras de cabelo ou pelos para identificar o consumo de substâncias psicoativas em um período mínimo de 90 dias anteriores à coleta.

Após a análise, o resultado é registrado eletronicamente e disponibilizado para consulta do Detran-AC, responsável pela emissão da Permissão para Dirigir.

Quanto custa?

O valor do exame não é tabelado pelo governo e pode variar conforme o laboratório credenciado escolhido. Em média, os preços praticados no mercado ficam entre R$ 110 e R$ 165, podendo variar conforme a cidade e o estabelecimento responsável pela coleta.

Mudança atende à legislação federal

A obrigatoriedade decorre da Lei Federal nº 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro e ampliou a exigência do exame toxicológico para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B. Com a medida, o Acre passa a seguir a nova legislação, tornando o teste mais uma etapa obrigatória para quem deseja obter a primeira CNH.

domingo

08 nov 2026

24°

Nublado

Rio Branco
Chuva 70 %
Vento 6 km/h
dom 8 de nov
31° 23°
seg 9 de nov
32° 23°
ter 10 de nov
34° 23°
qua 11 de nov
33° 25°
qui 12 de nov
32° 24°

Mais lidas

  1. CNH sem autoescola deve começar a valer até o fim de 2025, com processo digital e redução de custos
  2. Smart Fit lança campanha ‘Rolê na Smart Fit’ e libera treinos gratuitos para adolescentes durante as férias
  3. Suspeita e silêncio: morte de jovem investigada por fraude ao INSS intriga autoridades em MG
  4. Prefeitura de Boca do Acre define 773 cargos comissionados e funções gratificadas
  5. Bocacrense poderá participar de processo seletivo da Fiocruz para expedições de UBS Fluviais no Amazonas
deneme bonusuJojobet Girişjojobetganobetbetciokumar siteleriyasal bahis sitelerikumar siteleriJojobet GirişGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişdeneme bonusu veren Sitelerdeneme bonusucasino sitelerideneme bonusujojobetjojobet girişjojobetjojobet girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetbahis siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişkahraman haberjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişgrandpashabetjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş