Rio Branco
20°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
06:51

Wagner Moura chama Bolsonaro de ‘fascista’ após vencer Globo de Ouro

Premiado como Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro, realizado na noite de domingo (11), em Los Angeles, o ator Wagner Moura criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao comentar o período da ditadura militar no Brasil.

Durante entrevista após a premiação, o ator afirmou que o país ainda convive com os reflexos do regime autoritário e associou o governo Bolsonaro a esse legado histórico. “A ditadura ainda é uma cicatriz aberta na vida brasileira. Tivemos, entre 2018 e 2022, um presidente de extrema-direita, fascista, que representa os ecos desse período”, declarou.

Wagner Moura tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. Ele foi reconhecido pela atuação em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e também aparece entre os cotados para uma indicação ao Oscar.

O filme é ambientado no Recife, em 1977, e retrata a história de um professor universitário que tenta escapar da perseguição política durante a ditadura militar.

O diretor Kleber Mendonça Filho também fez críticas ao ex-presidente durante o evento. Segundo ele, Bolsonaro foi “epicamente irresponsável” ao governar o país e afirmou que o cinema pode ser uma ferramenta para expressar inquietações sociais e políticas.

A conquista do longa-metragem também foi celebrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que destacou a importância do filme para manter viva a memória sobre a violência do regime militar e a resistência do povo brasileiro.

Veja o vídeo: