Com o objetivo formar profissionais para realizar montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho, o SENAI/AC promoveu neste mês, em Rio Branco, o curso Eletricista Instalador Residencial para Indústria 4.0.
A capacitação, realizada na Escola SENAI Cel. Auton Furtado, teve como diferencial a implantação dos conceitos da Indústria 4.0, que consiste em usar tecnologia através de microcontroladores no desenvolvimento de protótipos de baixa complexidade, informou Cleonei Renato Dotto, coordenador técnico da área de tecnologia da informação da Escola SENAI.
“Com o uso do microcontrolador Arduino os alunos puderam identificar oportunidades de novos projetos na área, como, por exemplo, automatizar uma residência. Durante o curso eles desenvolveram protótipos de como acender lâmpadas apenas batendo palmas e abrir portas usando senhas e leitores de RFID – Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês Radio-Frequency IDentification)”, detalhou Renato.
João Paulo Oliveira Mendonça, que é pintor profissional e atua também na área de manutenção predial, foi um dos formandos do curso e enalteceu a oportunidade de aprendizado. “É o terceiro curso que faço pelo SENAI. Já trabalho nesse segmento, mas agora posso dizer que estou certificado e, principalmente, mais qualificado. Ainda não sabia nada sobre indústria 4.0, algo que é extremamente importante, que vejo como a elétrica do futuro. O profissional que não tiver conhecimento sobre isso, certamente ficará em breve fora do mercado”, enfatizou Mendonça.
Outro formando, Natanael Camilo, avalia que o curso foi inovador. “Nos trouxe uma nova visão do mercado e mostrou a importância de trabalharmos com criatividade, de sermos flexíveis com nossos clientes e atentos às atualizações constantes da área. A capacitação abrangeu, por exemplo, uma junção entre elétrica e eletrônica. É um direcionamento primordial este que o SENAI nos apresentou”, assinalou Camilo.
A gerente de Educação Profissional, Geane Farias, destacou a relevância de incorporar os novos conceitos da Indústria 4.0 nos cursos do SENAI em áreas que estão sendo impactadas pela nova revolução industrial. “Oportunizar aos nossos alunos para acesso as informações de ponta sobre a indústria 4.0 e prepará-los para os novos tempos é o grande desafio do SENAI. Com essa capacitação, percebemos a importância de trazer esses conceitos e atualizar nossos cursos com conteúdos significativos para as novas profissões e profissões que estão mudando com a indústria 4.0”, frisou Farias.



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>