Rio Branco
28°C
terça-feira, 23 de junho de 2026
16:30

Ministro da Educação anuncia mais de R$ 2 milhões no Ifac

Ministro da Educação anuncia mais de R$ 2 milhões no Ifac

Em visita ao Acre, na segunda-feira, 24, o ministro da Educação, Rossieli da Silva, anunciou durante solenidade de transferência de sede do Campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) Baixada do Sol, investimento de 2, 5 milhões para a reforma da estrutura onde funcionava o antigo colégio agrícola.

O novo espaço está localizado na Rodovia AC-90, na zona rural de Rio Branco, e possui uma área 450 hectares, sendo 200 de floresta virgem, diferente do campus atual localizado no bairro Aeroporto Velho tem apenas 30 mil metros quadrados.

“Nessa nova área podemos olhar para o futuro. Onde a gente estava não se podia mais pensar em ampliação e ainda com uma série de outras dificuldades. Hoje aqui o grande salto de qualidade é que para os próximos 20 e 30 anos o Ifac tem para onde olhar e crescer com esse campus”, destaca o ministro.

Com o novo campos, a instituição ampliará o número de vagas nos cursos oferecidos, a nova área tem capacidade para atender 1.200 alunos com cursos técnicos, além de contar com 160 dormitórios e salas de laboratórios.

Para a reitora do Ifac no Acre, Rosana Cavalcante, a nova estrutura é um sonho realizado, ela destacou ainda que a obra de reforma trará uma grande economia para os cofres públicos, equivalente a R$ 10 milhões.

“É um sonho realizado, ocupávamos uma escola de 30 mil metros quadrados na Baixada e vir para uma área de 400 hectares, com toda a estrutura que se a gente fosse construir uma unidade sairia por 12 milhões de reais, e toda a reforma da Escola da Floresta sairá por dois milhões e meio, é um ganho que o Acre, através dessa nova estrutura que o Ifac recebe disponibiliza para a sociedade”, disse.

Segundo a Reitora, os alunos da unidade receberão ainda apoio para trazer o trajeto até o campus, o Instituto irá disponibilizar um ônibus para levar e trazer esses estudantes, tendo em vista que a unidade é na zona rural da capital acreana.

“Isso pode ser um potencial de como se explorar de forma sustentável a nossa Amazônia. É algo que a gente precisa descobrir e, pra isso, precisamos de educação para os nossos jovens. Precisamos ter espaço para que os nossos professores pesquisadores consigam ter cada vez mais acesso”, afirma.

“Vamos ter um ônibus específico para trazer os alunos, do mesmo jeito que funcionava na Escola da Floresta, com a estrutura do Ifac, nós também teremos os ônibus que trarão os alunos” explica Cavalcante.

Ainda em cumprimento à agenda do ministro da Educação, após a cerimônia em Rio Branco eles seguiram para Cruzeiro do Sul, onde participou de solenidade de inauguração do campus naquele munícipio e discutiu parcerias.

“Vamos prestigiar primeiro a inauguração dos prédios do Ifac e discutir com a reitoria algumas ampliações que precisam ser feitas na rede federal do Acre. E temos a necessidade ainda de nos aproximar de outras parcerias com o próprio governo do estado e ter um olhar necessário para investimentos conjuntos para que possamos fortalecer o atendimento ao povo do Acre.