Rio Branco
20°C
segunda-feira, 6 de julho de 2026
04:35

Fernanda Souza brilha no ciclismo acreano com vice-campeonato e novas conquistas no horizonte

Atleta bocacrense é destaque em sua quarta temporada no Acre, conciliando esporte, família e desafios pessoais.

A ciclista bocacrense Fernanda Souza consolidou mais uma vez seu nome entre as principais competidoras do ciclismo de estrada no Acre. Participando de sua quarta temporada no campeonato estadual organizado pela Federação Acreana de Ciclismo, Fernanda conquistou o vice-campeonato em 2024, mostrando determinação e talento, mesmo longe de sua terra natal, o Amazonas.

Desde sua estreia em 2021, quando ficou em quinto lugar, Fernanda vem acumulando resultados impressionantes. Em 2022, alcançou o vice-campeonato, e no ano seguinte, além de se sagrar campeã acreana, foi classificada para representar o estado na Copa Norte e Nordeste, realizada em Rondônia.

Na primeira etapa de 2024, Fernanda correu com o sentimento de equipe, dedicou-se a criar condições favoráveis para que a equipe, que lhe havia prometido auxílio para o bicampeonato, tivesse o nome exaltado no cenário acreano. A primeira etapa rendeu-lhe a quinta posição no pódio. Ainda assim, venceu uma das provas e esteve no pódio em todas as etapas, disputando o título ponto a ponto e garantindo o vice-campeonato.

“Sou ciclista, mãe e dona de casa, mas mesmo assim consigo energia e disposição para treinar e viajar. Não é fácil, mas estou feliz com o meu resultado. Este ano corri diferente, corri para ajudar, principalmente na primeira etapa”, declarou Fernanda, emocionada com a conquista.

Reconhecimentos e agradecimentos
Fernanda fez questão de agradecer aos que tornaram sua jornada possível. “Quero agradecer ao casal Katrine e Dourado, que sempre me apoiam, à ciclista Aline Lima, muito consagrada no Acre, à minha família e aos patrocinadores. Cada contribuição foi essencial para que eu pudesse competir e superar as dificuldades ao longo do ano.”

Entre os desafios enfrentados pela atleta, estão a logística para viajar, os custos com manutenção da bicicleta e suplementação, além de conciliar os treinos com as responsabilidades familiares.

Olhar para o Futuro
Além de conquistar o vice-campeonato, Fernanda foi mais uma vez selecionada para disputar a Copa Norte e Nordeste, representando o Acre na elite feminina do ciclismo regional. E ela já projeta um 2025 cheio de novas metas e conquistas: “Será um ano diferente. Estou determinada a buscar novos resultados e seguir inspirando outras mulheres a se dedicarem ao esporte, mesmo diante das adversidades.”

Com determinação e humildade, Fernanda Souza segue pedalando forte, representando não apenas Boca do Acre, mas todas as mulheres que se reinventam a cada dia para alcançar seus sonhos. Sua trajetória é uma prova de que, com esforço e dedicação, é possível superar qualquer obstáculo e alcançar grandes feitos.