Rio Branco
19°C
segunda-feira, 6 de julho de 2026
05:51

Manuel Barbosa deve reassumir Secretaria Municipal de Saúde de Boca do Acre pela quinta vez

Nome tradicional na pasta, vereador fez acordo com Frank Barros e deve retornar à Secretaria de Saúde, prometendo continuidade e novos avanços para o setor

AGOSTINHO ALVES

Nos bastidores da política em Boca do Acre, fontes confiáveis confirmam: Manuel Barbosa está prestes a reassumir a Secretaria Municipal de Saúde, pela quinta vez, após acordo com o prefeito eleito Frank Barros. A nomeação de Barbosa, que tem uma longa história de gestão na pasta, reforça a confiança do novo governo em sua experiência e competência para liderar um dos setores mais críticos e sensíveis da administração pública municipal.

O retorno de Barbosa ao cargo faz parte de um acerto político estratégico com Frank Barros, o qual foi determinante para que o vereador rompesse com o grupo do ex-prefeito Zeca Cruz, do qual fez parte por oito anos. Essa aliança com o novo prefeito trouxe a Barbosa a promessa de manter e aprimorar os projetos já implementados durante sua gestão anterior.

Com uma trajetória sólida e reconhecida à frente da Secretaria de Saúde, Manuel Barbosa se destaca por seu conhecimento das necessidades locais e pela sua capacidade de lidar com os desafios do setor. Durante suas gestões anteriores, ele implementou projetos fundamentais que, se confirmado no cargo, terão continuidade e potencial para avançar em novas frentes.

Entre os projetos de maior impacto está a ampliação do atendimento básico de saúde. Barbosa também liderou iniciativas para fortalecer a rede de atenção primária e melhorar o atendimento em áreas remotas, que enfrentam maiores dificuldades de acesso.

Apesar de ainda não haver um anúncio oficial, a expectativa é de que a confirmação de Barbosa aconteça nas próximas semanas, consolidando o compromisso do novo governo com uma gestão de continuidade, mas aberta a inovações.

Nos últimos 8 anos, Barbosa foi eleito para uma das cadeiras do Poder Legislativo, mas sempre abriu mão do mandato para comandar a pasta da Saúde. Desta vez, Manuel abriu mão de ter mais um mandato de vereador, para inserir o filho, Guilherme Barbosa.