Rio Branco
24°C
sexta-feira, 31 de julho de 2026
06:51

Aviões forçados a desviar rota: Fumaça intensa impossibilita pousos em Rio Branco

A fumaça intensa e o nevoeiro que tomaram conta de Rio Branco durante a madrugada deste sábado (5) causaram o cancelamento de quatro voos no Aeroporto Internacional da capital acreana. A grave situação atmosférica comprometeu a segurança para pousos e decolagens, forçando aeronaves das empresas Latam, Azul e Gol a retornarem aos seus pontos de origem.

Na noite de sexta-feira (4), um avião da Latam, vindo de Brasília, não conseguiu pousar devido à densa camada de fumaça, que reduziu drasticamente a visibilidade. Sem alternativas, o voo teve que voltar à capital federal. Entre os passageiros estava o ex-governador do Acre e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que compartilhou a situação em suas redes sociais. Viana relatou a frustração com o retorno e divulgou um vídeo gravado por sua filha e seu genro, que o aguardavam no aeroporto, mostrando o caos gerado pela fumaça.

Na manhã deste sábado, um Boeing 737 da Gol também enfrentou dificuldades semelhantes. Após diversas tentativas de pouso, o avião foi obrigado a desviar sua rota e pousar em Manaus.

O Aeroporto de Rio Branco emitiu uma nota confirmando que quatro voos foram afetados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. A nota reforçou que os cancelamentos ocorreram devido às condições climáticas adversas, pedindo aos passageiros que entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para mais informações.