Rio Branco
23°C
domingo, 14 de junho de 2026
02:21

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Rio Branco devido à seca severa


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em Rio Branco causada pela seca severa que afeta o município. A portaria oficializando a medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), da ultima quarta-feira, dia 24.

Com esse reconhecimento, a prefeitura de Rio Branco pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, incluindo a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

O prefeito Tião Bocalom assinou o decreto de situação de emergência em junho deste ano, destacando a urgência causada pelos baixos índices dos rios, que indicam um período de seca mais crítico e prolongado, além da tendência de baixa umidade do ar.