Rio Branco
25°C
quinta-feira, 16 de julho de 2026
20:38

Escolas militares realizam passeata no combate às drogas

Escolas militares realizam passeata no combate às drogas

“A paz do mundo começa em mim, se eu tenho amor com certeza sou feliz. Se eu faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração. Chegou a hora de a gente construir a paz, ninguém suporta mais o desamor”, diz a letra musical do artista Nando Cordel, som que que embalou a passeata promovida nesta sexta-feira, 27, pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com a presença de estudantes de colégios militares de Rio Branco.

Pedindo a paz e o fim das drogas – a raiz da violência, crianças, adolescentes, pais e militares percorreram o centro da capital levando mensagem de proclamação de amor ao próximo. Além dos colégios militares Dom Pedro II e Tiradentes, o evento reuniu a banda mirim da Polícia Militar e bombeiros-mirins.

Neemias Eduardo é aluno do nono ano do Dom Pedro II, comandado pelo Corpo de Bombeiros. Durante a passeata, ele enfatizou o significado de ir às ruas com balões e cartazes fazer o apelo à sociedade. “A gente precisa mostrar que quem usa drogas não faz mal apenas a si mesmo. As drogas e a violência só levam a dois lugares, prisão ou cemitério”, disse.

Já Edri Silva tem uma filha estudante de colégio militar e fez questão de comparecer à passeata. Além de demonstrar satisfação com a disciplina imposta pela metodologia do colégio, disse serem essenciais iniciativas que conscientizem os estudantes sobre a necessidade de apregoar a paz: “É fundamental incentivar nossas crianças que estão crescendo nesse século XXI, trazendo uma nova forma de educação”.

Todos pela paz

O secretário de Segurança Pública Vanderlei Thomas participou do ato, que reforçou, sobretudo, a integração das forças militares em favor da sociedade. “Essa é uma atividade muito importante sob o ponto de vista preventivo, o que significa dizer que as forças de segurança não atuam apenas com a repressão, mas trabalham também a prevenção de males sociais, principalmente às drogas que destroem valores e famílias”, frisou.

Na oportunidade o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Kinpara, relembrou o êxito de ações sociais como a Banda Mirim, que envolve cerca de 140 adolescentes da capital e o Programa Educacional de Resistência às Drogras (Proerd), que só em 2017 formou mais de cinco mil estudantes em todo o estado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista completou: “Somando todos os estudantes que são alcançados por projetos sociais da PM e Bombeiros, temos aqui hoje mais de quatro mil crianças sendo orientadas a dizer não às drogas, para serem multiplicadoras a respeito desse mal que só causa desagregação familiar e fomento ao crime”.