Em visita na manhã de ontem (11) às instalações do Complexo do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), o governador Tião Viana disse que as obras serão entregues em setembro deste ano. O Complexo do Into contará com um moderno Centro Especializado em Reabilitação (CER III), além do Lago do Amor para tratamentos de recuperação de pacientes neurológicos e ortopédicos. No local já funciona o Centro de Diagnóstico por Imagem.
Serão investidos mais de R$ 80 milhões que tornarão o Acre centro de referência para ortopedia e otorrinolaringologia. O CER III vai abrigar tratamentos especializados de reabilitação para quatro modalidades: visual, auditiva, física e intelectual, realizando atendimento e acompanhamento necessários para que pacientes de todas as idades alcancem uma melhor qualidade de vida.
“Este é o momento de esperança para a saúde pública. Estamos constituindo o grande centro de referência da Amazônia em cirurgias avançadas, como ortopédicas e de trauma, com unidade de reabilitação de alta qualidade. Além de um centro de reabilitação de traumas do ouvido e de doenças da visão. Isso significa uma nova etapa e um novo salto da medicina do Acre”, destaca Tião Viana.
O Into já tem parte de suas instalações funcionando desde 2015 e oferta à população exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Nuclear Magnética, Radiografia Digital e Ultrassonografia.
Junto do CER e do Lago, constituirá um complexo moderno, como explica Rui Arruda, secretário de Saúde: “Nós estamos preparando um complexo que é fundamental para a saúde do estado. Nós temos diversos serviços espalhados pela cidade, e aqui vamos concentrar em um local onde os cidadãos poderão vir e se servir do melhor atendimento. O serviço tem que se apresentar para a população, e não ela caminhar em busca até o atendimento”.
As obras das unidades foram retomadas após fim de entraves burocráticos e estarão prontas para entrega ao público no fim de setembro deste ano, conforme explica Átila Pinheiro, secretário de Obras: “Nós estamos avançando nas obras e até setembro entregamos as primordiais do complexo, como a reabilitação do Into. Juntamente, entregamos por completo o Lago do Amor, que será usado nos tratamentos de reabilitação também e o CER III”.
Além destas obras, o governo se prepara para entregar em 40 dias, 10 novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), do processo de verticalização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). O governo também está concluindo parte das obras do Hospital Regional de Brasileia.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>