
A escola Sambase se tornou tricampeã da disputa dos blocos carnavalescos de Rio Branco ao ficar em primeiro lugar no concurso que ocorreu nesta terça-feira (21). Com 119,3 pontos, a escola desbancou Unidos do Fuxico e Seis é Demais.
O samba-enredo da campeã teve como tema ‘Ao som do tambor Sambase canta, São Jorge o Santo Guerreiro’.
O santo católico São Jorge é sincronizado com o orixá Ogum, que é cultuado na Umbanda como um grande guerreiro que ajuda seus devotos a vencer as dificuldades e ter coragem. Inclusive, o samba-enredo destaca que, tanto o orixá quanto São Jorge, são destemidos, guerreiros e cheios de iniciativa.
É daí que vem o sincronismo. “Ogum, Santo forte, padroeiro, do céu é o escudeiro, mensageiro da paz, ascendo vela e bato tambor, com a benção de nosso Senhor, nas batalhas sou vencedor. Na pancada bateria São Jorge sou da sua companhia”, diz a letra.
A escola tinha sido campeã também em 2018 ao levar para a avenida uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

O desfile dos blocos ocorreu com mais de duas horas de atraso por conta da falta de iluminação na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco. A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) informou que os fios foram furtados e que isso só foi constatado minutos antes do desfile. O desfile marcado para às 18h começou às 20h05. Enquanto os blocos desfilavam, equipes da prefeitura ajustavam a iluminação.
O grande vencedor levou R$ 6 mil, o 2º lugar ganhou R$ 5 mil e o 3º lugar R$ 4 mil. O edital previa ainda o pagamento de R$ 3 mil para o 4º lugar e R$ 1,5 mil para o 5º, mas com a desistência de dois blocos, esse dinheiro retorna para os cofres públicos.
O primeiro bloco a desfilar foi o 6 é Demais. O grupo levou para a avenida a nostalgia e homenagem às pessoas queridas que partiram. “A saudade não tem jeito, quantas lembranças nos fazem pensar. Nos velhos tempos que o tempo levou, que nos fez rir, também nos fez chorar”, dizia o enredo do grupo.

Três blocos se apresentaram em Rio Branco nesta terça-feira (21) — Foto: g1
Mais uma vez, o Bloco Sambase apostou na fé e devoção como tema do samba-enredo para o desfile do Concurso de Blocos Carnavalescos 2023. Este ano, o grupo fez uma homenagem a São Jorge e Ogum para buscar o tricampeonato do concurso. O samba-enredo teve como tema ‘Ao som do tambor Sambase canta, São Jorge o Santo Guerreiro’.
Já o terceiro bloco a desfilar foi o Unidos do Fuxico. Buscando o tricampeonato, o grupo apostou no samba-enredo que dizia: “Ilu-ayê mãe África. Símbolo de um povo guerreiro. Berço sagrado da humanidade.”
Sambase
Criado em 1978, o Bloco Sambase nasceu no bairro Base, em Rio Branco. Ganhou o primeiro concurso de blocos organizado pelo governo do Acre em 1999. De lá para cá, o grupo ficou em 4º lugar em 2015, 3º lugar em 2016, já em 2017 ficou na vice liderança do concurso e foi bicampeão em 2018 com uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida.
Para o desfile deste ano, a comissão de frente teve 16 pessoas mais o coreógrafo. Já na bateria foram: 16 ritmistas, metres de bateria, diretor de harmonia, mestre de cavaquinho, cinco intérpretes e um cavaquinho.

Trânsito
A Avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a Avenida Ceará, foi interditada às 13h. Já as interdições nas ruas Rio Grande do Sul com a Floriano Peixoto, na Rui Barbosa com a Floriano Peixoto, e a Avenida Brasil com a Marechal Deodoro ocorreram às 17h.
No transporte público foram estabelecidas linhas especiais para as noites de folia. A linha Carnaval/Arena/Galeria Cunha iniciou na galeria e seguiu até a rotatória próxima à Sabenauto, com horário de funcionamento das 23h às 3h.
Letra do enredo
Ao som do tambor eu venho saudar, meu Santo guerreiro, lendário, cavaleiro
Sambase canta em oração, salve São Jorge, o valente guardião
Eu andarei vestido com roupas e armas de Jorge de Capadócia, mártir de um povo lutador sincretizado na fé, desafiou o imperador
Fez sua lenda, com sua lança matou o dragão, sua legião carregada de axé nunca recua, sua imagem é refletida, montado em seu cavalo no clarão da lua
Ogum Oya, Ogum Megê
Patakori Ogunhê
Ogum é Tata vence demanda
Salve São Jorge o Cavaleiro de Aruanda
Ogum, com seu escudo e sua espada proteja a minha caminhada, livrai-me do mal, para que eu siga o caminho do bem, sem prejudicar a ninguém, alcance os meus ideais
Ogum, Santo forte, padroeiro, do céu é o escudeiro, mensageiro da paz, ascendo vela e bato tambor, com a benção de nosso Senhor, nas batalhas sou vencedor
Na pancada bateria são Jorge sou da sua companhia.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>