Weverton quer fechar o gol do Verdão na estreia do Mundial de Clubes

MANOEL FAÇANHA

O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes da Fifa neste domingo (7), a partir das 15h (de Brasília), no estádio da Cidade da Educação, em Doha, no Catar contra o Tigres-MEX, em confronto válido pela semifinal da competição. Um dos personagens da partida será o goleiro acreano Weverton, atleta de 33 anos, com a carreira profissional iniciada com a camisa do Juventus-AC, quando da disputa do Campeonato Acreano-2004. No entanto, o primeiro jogo do arqueiro em competições nacionais ocorreria somente no seguinte, precisamente dia 5 de janeiro, pela 36ª Copa São Paulo de Juniores, no estádio da Fonte Luminosa, na cidade paulista de Araraquara, quando o paredão palmeirense fechou o gol juventino, apesar da derrota do clube acreano para o Corinthians por 1 a 0, gol Wilson, aos 40 minutos da primeira etapa.

Estreia em competições nacionais

Em noite chuvosa no estádio da Fonte Luminosa, o goleiro Weverton fazia sua estreia numa competição nacional. Conforme pesquisado no acervo do site “Na Marca da Cal”, o Juventus entrou em campo com a seguinte formação: Weverton, Paulo Carpegiane, Marinho, Jefferson e João Paulo; Moisés, Emanuel, João Paulo Grilo (Maxwell – 44’/2 T), Enoque (Erismeu – 36’/2 T), Jeferson Castanheira e Doca Madureira. Técnico: Illimani Suares. Por outro lado, o Corinthians formou para a partida com Júlio César, Eduardo, Marcus Vinícius, Renato e Ronny; Bruno Otávio, Carlão, Wilson (Igor – 42’/2) e Elton; Abuda (Nilton – 17’/2 T) e Bobô (Correa -23’/2 T). Técnico: Adailton Ladeira. O confronto foi intermediado por Flávio Rodrigues Guerra, assistido por Osny Antônio e Reginaldo Dias. Os jogadores Carlão, Bruno Otávio, Eduardo (Corinthians) e Marinho e João Paulo Grilo (Juventus) receberam cartões amarelos.

Na época, após a partida, o técnico do Corinthians Adailton Ladeira elogiou não somente a boa atuação do goleiro Weverton, mas também o comportamento do time juventino durante o transcorrer do jogo contra o favorito Corinthians: “Não existe mais favoritismo no futebol e eles provaram isso encarando nosso time de igual para igual”.

Teste no Parque São Jorge

Finalizado a Copa São Paulo de Juniores, o Corinthians, mesmo com o título da competição, tratou de buscar reforços para a sua base. O goleiro Weverton estava na lista de atletas e foi convidado para um período de testes no Parque São Jorge. O então técnico juventino Illimani Suares ficou responsável por levar o atleta para o período de testes na capital paulista, fato esse concretizado pelo profissional. Aprovado, Weverton ficou no Corinthians por mais de dois anos e ainda chegou a integrar o time alvinegro do Parque São Jorge na conquista do título da Série B 2008.