Na sessão online da Câmara Municipal de sexta-feira, 22, o vereador Rodrigo Forneck (PT) falou sobre a pandemia na capital acreana. O número de casos e a superlotação no Sistema de Saúde vem preocupando o parlamentar.
No Acre, o número de casos é de 3.343 e 80 mortes registradas, de acordo com o ultimo boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
“A gente está começando a entender que os números estão virando nomes na estática de morte da pandemia e eu digo isso, porque aqueles números tão distantes que a gente via lá do outro lado do mundo, na Europa, Estados Unidos e na região central do Brasil, começou a chegar no Acre. Agora, está chegando em pessoas que todo mundo conhece, então deixou de virar números e tem virado nome de pessoas que nós conhecemos” disse.
Na capital, a situação tem se agravado, os leitos de UTI’s estão sem vagas, 100% dos leitos de Rio Branco estão ocupados, os 32 leitos do Pronto Socorro e do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) estão lotados.
Forneck afirmou que o grande número de infectados e a sobrecarga do Sistema de Saúde tem sido pela falta do isolamento social. “Meus amigos, a população está tentando sobreviver, se todo mundo tivesse a opção de ficar em casa tendo o seu salário na conta tenho certeza que teríamos 100% das pessoas em casa.”
O vereador pediu para que o governo passassem mais informações à população, além de afirmações sobre a execução do seu mandato. Cobrou medidas eficazes nesse momento, que seriam a realização de atendimento a pacientes com sintomas leve da Covid-19 através das Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados (URAPs).
Comentou também a respeito da nota divulga na quinta-feira, 21, onde uma médica lamenta em ter que optar por quem vive e quem morre. “Peço perdão a Deus todos os dias por ser obrigada a escolher quem vive e quem morre por falta de respiradores”, falou uma médica, que pediu para não ser identificada, aos Diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), e que atua no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) atendendo todos os casos de coronavírus (Covid-19). Emocionada, a profissional explicou que faltam ventiladores para atender toda a demanda de pacientes.
Forneck prevê medidas para tentar melhorar o sistema de saúde, diminuir o fluxo de pessoas nas UPAs e evitar a circulação sem precisão dentro das unidades, que tenham outros métodos para ajudar a população.