O Projeto de Lei (PL) do Vereador Ismael Machado pretende criar a Semana de Conscientização do Autismo na capital acreana, que deve ser comemorada logo no início do mês de Abril, que já é associada às pessoas dentro do espectro.
Ismael disse que, para ele, o principal efeito positivo da semana é a diminuição do preconceito em torno dessa comunidade. “O impacto será positivo devido a publicidade de informações corretas sobre a síndrome, não trata-se de uma doença, mas de um transtorno que necessita de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. E a falta dessas informações pela sociedade acaba ocasionando preconceitos e discriminações, tanto das crianças como das famílias.”, disse o vereador.
Ao ser perguntado sobre o motivo de estar olhando com maior atenção para este público, o político falou o seguinte. “Existem inúmeras histórias que inspiraram a criação do PL, mas aqui posso evidenciar o caso de uma Mãe, Sara Moreira, que sozinha idealizou uma corrida de Rua ‘Corrida Azul’ (que foi um sucesso) somente para chamar a atenção de todos em favor dessa causa e combater principalmente o Preconceito. Inclusive, dentro do Projeto aprovamos a realização anual dessa “Corrida Azul’ dentro do calendário das atividades esportivas da Prefeitura Municipal de Rio Branco.”, explicou ele.
Os principais objetivos do evento são promover estudos e medidas de inclusão social, com participação de pessoas da comunidade; promover discussões sobre o tema, a fim de estimular o conhecimento sobre os autistas; desenvolver atividades na área da educação, saúde e assistência social, relacionadas ao tema; divulgação de experiência e reflexões sobre o autismo; promover atividades recreativas e esportivas aos autistas, principalmente na Semana da Conscientização do Autismo.
As ações vão ser realizadas através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e também da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com entidades governamentais, sociais, dentre outras.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>