Rio Branco
21°C
sábado, 4 de julho de 2026
22:43

Verão = queimadas, seca, calor intenso, problemas de saúde

No Acre todos os anos vivenciamos os mesmos problemas com relação ao clima. Isso ocorre porque temos duas estações bem definidas, o inverno, que vai de novembro a abril, onde ocorrem 76% das chuvas previstas para todo o ano, e o verão que vai de maio a outubro, onde chove apenas 24% do previsto, segundo dados meteorológicos. Se no inverno sofremos com a cheia dos rios, as alagações, perda de plantações, no verão sentimos pela seca, as queimadas, o calor intenso, abaixa umidade relativa do ar, o baixíssimo nível do rio Acre que pode causar colapso no abastecimentode água potável da cidade, sem falar nos mais diversos problemas de saúde, sobretudo, os respiratórios causados pelas queimadas e incêndios florestais.

O poder público prepara mais uma vez o lançamento do Plano de Prevenção de Combate a Queimadas Urbanas e Incêndios em Áreas Protegidas para a próxima segunda-feira, 3 de junho, o que ressaltamos é que os órgãos de defesa ambiental têm feito a sua parte para a prevenção e o combate a incêndios, entretanto, é necessário a conscientização por parte da população de que queimar é crime e que pode gerar multa, além do responsável pela queima responder criminalmente.

Campanhas de educação ambiental, ações de fiscalização e combate vêm sendo realizadas ano após ano, mas infelizmente os números não param de crescer. Pesquisa realizada pelo Corpo de Bombeiros do estado do Acre com base nos últimos quatorze anos dá conta de que os anos mais críticos para incidência de queimadas urbanas na capital foram 2010, 2015, 2016, 2017 e 2018. Todos os anos ultrapassaram as duas mil ocorrências, e em 2016 esse número chegou a quase 4 mil ocorrências de incêndios urbanos na capital. A pesquisa usa como base as ocorrências registradas no CIOPS. Este ano a Secretaria de Meio ambiente já monitora 20 áreas neste início de verão.

Queimada urbana é crime. A infração deve ser denunciada na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3228-5765 ou no CIOPS através do telefone 190.