Rio Branco
24°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
10:48

Trump elogia Lula após telefonema de 40 minutos e cita avanços em comércio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que teve uma “boa conversa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação, que durou cerca de 40 minutos, tratou de comércio bilateral e tarifas aplicadas a produtos brasileiros.

A declaração foi feita por Trump a repórteres durante um evento na Casa Branca. O republicano destacou que discutiu temas econômicos e classificou Lula de forma positiva. “Falamos sobre comércio e sanções. Eu gosto dele. Ele é muito bom”, disse.

Trump afirmou ter tido uma “boa conversa” com Lula após telefonema nesta terça-feira.

Tarifas e negociações em andamento

Segundo o Palácio do Planalto, o principal ponto tratado foi a retirada da tarifa adicional de 40% imposta pelos EUA a parte das exportações brasileiras. A medida foi celebrada por Lula, que considerou a decisão “muito positiva”.

Entre os produtos afetados pela tarifa estavam carne, café e frutas brasileiras. Apesar do avanço, Lula afirmou que outros itens ainda enfrentam barreiras e deverão ser discutidos em futuras negociações entre os dois governos.

A conversa é vista como um passo importante para a retomada do diálogo comercial entre os países, que buscam reduzir tensões e ampliar fluxos econômicos nos próximos meses.