OTribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realiza nesta segunda, 24 e terça, 25, um encontro técnico com representantes das Prefeituras e Câmaras de Vereadores de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano.
O objetivo do encontro, que está sendo realizado no Centro de Educação Permanente (CEDUP), em Sena Madureira, é capacitar e orientar os gestores, aprimorando o trabalho realizado no monitoramento das prestações de contas.
Durante os dois dias, serão ministradas palestras sobre Lei de Responsabilidade Fiscal; Improbidade Administrativa; Planejamento Orçamentário e Governança Fiscal; Execução do Planejamento Orçamentário; Índice de Efetividade da Gestão Municipal; Gestão do Patrimônio Público, entre outras.
“O TCE tem a missão de orientar os nossos gestores. Estamos iniciando o segundo ciclo de encontros com os prefeitos, vereadores e secretários nos municípios. Queremos estreitar cada vez mais nossa relação, realizando um trabalho pedagógico preventivo e contribuindo para que os recursos públicos possam ser utilizados em ações que beneficiem nossa população”, afirmou o presidente do TCE-AC, Valmir Ribeiro.
O superintendente do Sebrae, Mâncio Lima Cordeiro, parceiro na realização do encontro, destacou o papel importante que o TCE-AC vem realizando, com orientações aos gestores. Para ele, os encontros técnicos são fundamentais para que o sucesso das gestões municipais, com a boa utilização dos recursos públicos.
Agradecendo o apoio que o TCE-AC vem dando às Prefeituras e Câmaras Municipais, o vice-prefeito de Sena Madureira, Gilberto Lima, lembrou que o trabalho pedagógico realizado pelo órgão é fundamental para garantir segurança na execução de projetos que beneficiam diretamente a população.
“Quero parabenizar o presidente do TCE-AC, Valmir Ribeiro, por trazer até nós os seus técnicos e os conselheiros, que nos orientam e nos ajudam em nossa gestão. É um trabalho que merece nosso reconhecimento e respeito”, disse.
Também participam do encontro os conselheiros Dulcinéa Benicio, Antônio Malheiro, Naluh Gouveia e Antônio Cristóvão, além de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Sebrae e Conselho Regional de Administração, orientando e tirando dúvidas dos gestores e parlamentares.