Connect with us

Meio ambiente

Socorro Neri coordena debate sobre a atuação do Estado na prevenção e adaptação às mudanças climáticas

Published

on

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC), presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), convocou a primeira reunião do ano desta Comissão para hoje, quarta-feira, 15 de maio. A CMMC é formada por parlamentares da Câmara de Deputados e do Senado Federal.

Para esta reunião, a deputada convidou Ana Toni, Secretária Nacional de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente, para debater o Plano Nacional sobre mudanças do clima, o Plano Clima, e os impactos das mudanças climáticas nas calamidades atuais do Brasil e a atuação do Estado na prevenção e adaptação.

Socorro Neri conduz os debates desta Comissão com propriedade, tendo em vista sua experiência e envolvimento com o tema. Durante seu mandato como prefeita de Rio Branco, Acre, em 2020, elaborou o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima, preparando a cidade para a atual realidade climática.

O Plano destaca Rio Branco como a única capital no Norte, segundo levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em 2024, divulgado na última semana, a possuir uma ferramenta capaz de guiar os poderes sobre como prevenir e intervir em situações de eventos extremos.

Nos últimos dias, pelo menos duas outras cidades (Maranhão e Sergipe) estão monitorando o nível dos rios que indica cheia. Além disso, uma seca severa se anuncia no Acre, conforme indicado pelas últimas medições do rio Acre, em Rio Branco.

Advertisement
Continue Reading