O Serviço Geológico do Brasil (SGB) emitiu um alerta para a possibilidade de enchentes no Acre, especialmente na bacia do Rio Acre, após as fortes chuvas registradas na região de Rio Branco nesta quinta-feira (20). A preocupação cresce com a elevação do nível do rio, que já atingiu 11,10 metros neste mês.
Segundo o engenheiro hidrólogo e pesquisador do SGB, Guilherme Jordão, há uma tendência de elevação significativa dos níveis do Rio Acre caso as chuvas intensas continuem ocorrendo em períodos curtos e sucessivos. “Se as precipitações se mantiverem nesse padrão, o nível do rio pode superar as cotas de transbordamento, causando prejuízos à população”, afirmou.
A última grande enchente no estado, em 2024, afetou mais de 100 mil pessoas, o equivalente a cerca de 10% da população acreana. Para 2025, a situação pode ser agravada pela atuação do fenômeno La Niña, que aumenta o volume de chuvas na região amazônica e potencializa o risco de inundações.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça a importância de medidas preventivas para minimizar os impactos de uma possível enchente.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>