U ma delegação de líderes políticos brasileiros, incluindo membros do Congresso Nacional, está na Terra Santa para participar, ao longo desta semana, de encontros com autoridades de Israel e da Palestina. Eles ainda participam de seminário internacional realizado pela AJC Project Interchange.
O senador Jorge Viana (PT-AC), que integra a comitiva, diz que a viagem tem como objetivo entender a realidade do Oriente Médio. “É uma oportunidade para compreender as razões dos conflitos e ver de perto as relações entre e Israel e Palestina”, disse. Viana e comitiva terão reuniões com parlamentares israelenses e visitarão oficialmente Ramalá, capital da Autoridade Palestina.
Nesta segunda-feira, 20, o senador acompanhou a palestra do jornalista e escritor Henrique Cymerman Benarroch.
Considerado um dos mais influentes jornalistas de Israel e amigo do Papa Francisco, Benarroch falou sobre os conflitos na Terra Santa. “É impressionante perceber a complexidade e o impacto desses conflitos e suas dimensões politicas, históricas, culturais e religiosas ao longo das últimas décadas”, comentou Viana.
Durante a semana, os deputados e senadores terão reuniões com especialistas, funcionários do governo israelense, diplomatas, líderes palestinos, acadêmicos e empresários, visitando ainda instituições de tecnologia e inovação. As despesas são custeadas pelos organizadores da viagem.
Além de Jorge Viana, integram a comitiva brasileira os senadores Kátia Abreu (PMDB-TO), Humberto Costa (PE-PE), Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Ana Amélia Lemos (PP-RS).
Também participam os deputados Eduardo Cury (PSDB-SP), Bruna Furlan (PSDB-SP) e Pedro Vilela (PSDB-AL).
AGENDA
Os temas da agenda incluem a estratégia geopolítica de Israel e sua política externa, iniciativas de coexistência entre Israel e Palestina, programas de ajuda humanitária, inovação de alta tecnologia, visitas às cidades da região e sobre tecnologias para produção e controle da água.
“Israel é um dos países que mais investem em todo o mundo em ciência e tecnologia”, lembrou Jorge Viana.
A delegação visita as cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Ramalá, e percorrerá de helicóptero ainda as fronteiras do norte e sul de Israel. O grupo ainda visitará Yad Vashem – o memorial oficial de Israel sobre as vítimas do Holocausto –, o Centro Ytzhak Rabin e locais sagrados na Cidade Velha de Jerusalém, incluindo o Domo da Roca, a Igreja do Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e outros pontos sagrados das religiões cristã, muçulmana e judia.
A viagem é organizada pela AJC em parceria com a Federação das Comunidades Judaicas do Brasil (CONIB), a Federação Judaica de São Paulo (FISESP) e o Instituto Arthur e Rochelle Belfer para Assuntos Latino-Americanos. Os organizadores já levaram mais de 6 mil líderes de 100 países para participar deste tipo de encontro.