A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) avança com a dragagem do canal que divide os bairros Santa Inês e Recanto dos Buritis. O córrego é um afluente do Igarapé do Almoço e ambos fazem parte da bacia hidrográfica do Igarapé da Judia, tributário do Rio Acre.
Durante as últimas chuvas, o córrego vinha causando transtornos aos moradores de suas margens. Sujo pela ação do dos próprios moradores, que jogam lixo no local, e cheio de mato, o canal transbordava, invadindo quintais e casas. “Agora isso não vai mais acontecer porque o pessoal está limpando bem. Eles sempre estão por aqui fazendo a limpeza e quando isso acontece até insetos e bichos, como cobras, desaparecem”, disse Patrícia Evangelista, moradora da Travessa Paulista, no Recanto dos Buritis.
O encarregado do serviço pela SEMSUR, Edmilson Andrade, informou que são de 1,5 mil metros do canal que serão limpos. “Nosso trabalho é manual. Fazemos a limpeza com roçadeiras, mas o trabalho de remoção do mato e dos detritos é com enxadas”, disse Andrade. Entre outros materiais, os homens da SEMSUR já removeram carcaças de fogões e geladeiras do canal.
De acordo com o secretário Kellyton Carvalho, da SEMSUR, o trabalho específico de limpeza e desobstrução de canais tem sido intenso neste começo de ano. “Já passamos por 80 bairros com 4.000 toneladas de entulhos removidas”, disse Kellyton. O número incorpora a ação de enfrentamento aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya. “E a determinação do prefeito Marcus Alexandre é que os trabalhos não sofram interrupção”, disse o secretário.