Connect with us

Esportes

Segurança Pública realiza Torneio de Futebol para crianças e adolescentes do bairro Rui Lino III

Published

on

A fita amarela era o que separava os jogadores no campo, da plateia de amigos e familiares, durante o Torneio de Futebol na modalidade X1 realizado neste sábado, 22, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), por meio do Programa Acre Pela Vida em parceria com a comunidade do bairro Rui Lino III.

O X1 é uma modalidade criada no Nordeste, que consiste na disputa de equipes compostas por um jogador e um goleiro, onde o segredo está em driblar o adversário para atacar em busca do gol, é o que explica o presidente da Confederação X1, Dhonata Gomes. “Entendemos como Federação que o X1 da forma que existe não é o legal pra gente, não é o que a gente quer, porque o X1 da forma que nasceu é um jogo de aposta, e aqui o esporte é praticado por amor e não valorizando apenas o dinheiro”, explica.


Segurança Pública realiza Torneio de Futebol de modalidade X1 para crianças e adolescentes do bairro Rui Lino III, neste sábado, 22. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
A ação esportiva teve início às 8h da manhã no campinho local, e garantiu um dia de lazer e descontração para as crianças e adolescentes do bairro, com a realização de partidas de futebol nas categorias sub-7, sub-10 e sub-13 com direito a premiações de chuteiras para os vencedores e medalhas para os participantes. Além de sorteios, brindes e lanches.

A iniciativa que reuniu aproximadamente 800 pessoas, entre atletas, familiares e amigos, contou com o apoio do Instituto Olhar de Anjo e da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFSFA) e a participação da Banda Furiosa da Polícia Militar do Acre (PMAC).

Torneio teve a participação de crianças de 5 a 13 anos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O estudante e atleta de futebol Herbert Hellian, jogando na sub-13, destaca que sonha em ser jogador de futebol e que as ações esportivas são suas preferidas porque jogar bola é o que ele mais ama. “Eu sempre jogo bola nesse campo com meus amigos daqui do bairro, tem cinco anos que jogo futebol aqui e quando tem torneios como esse eu fico muito feliz porque vou fazer algo que gosto com meus amigos e ainda vou ganhar prêmios. E eu não gosto de futebol, eu amo, tenho o Cristiano Ronaldo como minha maior inspiração, e essas ações contribuem para que eu chegue a jogar um dia profissionalmente”, disse.


Estudante e atleta de futebol Herbert Hellian, de 11 anos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia destaca que as ações nos bairros visam aproximar a população da segurança. “As ações do Acre pela Vida têm como finalidade levar as políticas públicas e de defesa social para as crianças e adolescentes, desenvolvendo cidadania naqueles que vão ser o futuro do Estado, através da educação, esporte e lazer”.

O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Ribera explica que a presença do programa de defesa social no evento reforça o compromisso do governo com a segurança da comunidade. “Estamos trabalhando para garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos os moradores do Rui Lino III, de forma a aproximar a comunidade da polícia através de uma cultura da paz”, frisou.

Segundo o presidente da Associação de Moradores Rui Lino III, Marquinhos Barbosa, o evento além de trazer atividades recreativas também promove a oferta de serviços a comunidade. “Hoje temos atendimento odontológico com o projeto Produzindo Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Defensoria Pública para tirar dúvidas, a Secretaria de Segurança através do Acre pela Vida e do Corpo de Bombeiro Militar (CBMAC), que veio garantir que o jogo aconteça bem para a nossa criançada”, destacou o líder comunitário.

Advertisement