Sebrae orienta empresas atingidas pelas alagações em todo o Acre

As alagações afetam inúmeros micro e pequenos empreendedores em todo o estado do Acre. Com intuito de minimizar os prejuízos financeiros e ambientais causados pelo fenômeno, o Sebrae, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Governo do Estado lançou a cartilha “As Empresas e as Alagações”, por meio do Projeto “SOS Empresas Acre”. O lançamento ocorreu na última semana, em Brasileia, motivado pela iminente alagação na cidade.

Após a enchente histórica de 2015 foi percebida a necessidade de uma ação com resultado permanente destinada à auxiliar e orientar os proprietários de micro e pequenas empresas afetadas pelas alagações a se reestruturarem.

“Com o direcionamento do Sebrae Nacional, verificamos que em outros estados houve a publicação de uma cartilha orientando os empreendedores a como proceder antes, durante e depois de fenômenos naturais, e trouxemos isso para o Acre”, afirma Lauro Santos, gestor do projeto.

Para Jorge Saady, gerente da Unidade Regional do Alto Acre, a cartilha vem para fortalecer o apoio do Sebrae aos micro e pequenos empreendedores da região. “Como o número de empresas atingidas nas alagações de 2012 e 2015 foi muito elevado na região do Alto Acre, a cartilha vem para ajudar a minimizar alguns impactos negativos acarretados pela alagação”, acrescenta. Saady enfatiza que houve a liberação de recursos pelo Sebrae Nacional, além de parceria com o IEL FIEAC e o Governo do Estado para serem contratados os técnicos que foram capacitados para percorrer as áreas rurais atingidas.

A cartilha está sendo disponibilizada aos empresários por meio de intensa mobilização do Sebrae com o apoio da Defesa Civil e das prefeituras municipais, e também pode ser acessada através do endereço www.ac.sebrae.com.br