Saúde distribui 3,9 milhões de doses da Covax Facility nesta quinta-feira

O ministério da Saúde informou que a partir de segunda-feira (10) serão entregues mais 1,1 milhão de doses da Pfizer às prefeituras das 27 capitais brasileiras

Vacina da Pfizer começa a ser aplicada em Porto Alegre
Vacina da Pfizer começa a ser aplicada em Porto Alegre (06.mai.2021)

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (6) o processo de distribuição das mais de 3,9 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca aos estados. O imunizante chegou ao Brasil no último final de semana por meio do consórcio internacional Covax Facility.

De acordo com o ministério, as doses serão repassadas de forma proporcional e equilibrada a todos os estados do país. As doses serão utilizadas pelos governos estaduais e pelas prefeituras na vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Os gestores públicos deverão organizar o cronograma de vacinação de modo que a segunda dose da vacina seja aplicada em até 12 semanas, conforme orientação do Ministério da Saúde para alcançar completar o esquema vacinal no período recomendado.

Novos repasses

O ministério da Saúde informou que a partir de segunda-feira (10) serão entregues mais 1,1 milhão de doses da Pfizer às prefeituras das 27 capitais brasileiras. O uso do imunizante seguirá o mesmo critério adotado na entrega desta quinta-feira, portanto deverá ser destinado à vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente.

Ainda segundo o governo federal, o envio de novos lotes de das vacinas contra Covid-19 do Instituto Butantan e da Pfizer/BioNTech estão em vias de finalização. O ministério disse aguardar a chegada de mais 1 milhão de doses da vacina Coronavac para disponibilizar aos estados aplicarem a segunda dose em seus cidadãos. 

Até o momento, foram repassadas 73,9 milhões de doses aos estados. Estima-se que cerca de 45,7 milhões de brasileiros tenham sido vacinados.