Safra de frutas cítricas atrai consumidores ao Mercado Elias Mansour

Frutas cítricas, ricas em vitamina C, ajudam a proteger o organismo contra infecções e gripes, além de trazer diversos benefícios à saúde.

No Mercado Municipal Elias Mansour, Centro da capital acreana, laranja tangerina e limão ganham destaque nas prateleiras das bancas. Com preços atrativos, a tendência para os próximos meses é a redução nos valores desses frutos, principalmente com a chegada do período de safra.

“O que já está aumentando de preço é o limão, que se aproxima da entressafra. Daqui alguns dias, com a chegada forte do verão, vamos vender quatro limões por R$ 2. A tangerina e a laranja estão com um valor reduzido. A saca dessas frutas, que estão na safra, chega pode chegar a menos de R$ 20. Então, é a hora das pessoas aproveitarem para comprar”, disse o comerciante e produtor rural, Venâncio Pereira de Souza.

A dona de casa, Francisca Soares da Costa, comentou que sempre pesquisa o preço dos produtos, e que na safra a busca é muito mais atrativa. “Sempre faço minha feira aqui no mercado, e o período da colheita é o melhor para comprar as frutas, que ficam com o preço bem mais em conta. Eu e minha família consumimos muito limão e laranja”.

Benefícios das frutas cítricas

  • Se for consumida na quantidade certa, a vitamina C, presente nas frutas cítricas, pode oferecer diversos benefícios à saúde:
  • Protege contra o envelhecimento das células.
  • Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.
  • Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções como gripes.
  • Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi. Mas para que essas frutas protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas e preparadas.