Rio Acre está em estado de alerta máximo devido o nível da bacia está em estiagem

GUILHERME LIMES

Foto: Pedro Devani/Governo do Acre (2016)

Rio Acre está enfrentando o período de seca, e sua medição vem preocupando as autoridades locais diante as proporções que podem desencadear futuramente, caso a bacia continue a decair alguns centímetros.

Esta preocupação se soma com a tensão durante este momento de pandemia do novo coronavírus.

Jornal Opinião conseguiu coletar algumas informações com o Major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

De acordo com Falcão, a bacia do Rio Acre está despertando a atenção de autoridades do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, tendo em vista as proporções que nível do rio vem tomando. Além disto, o Major também ressaltou certa preocupação acerca do Rio Purus.

“Agora, especialmente, a bacia do Rio Acre está crítica. O município de Brasiléia entrou em alerta máxima, no início do mês passado [Junho]”, explicou, Falcão.

A cidade de Rio Branco entrou em estado de alerta no dia 15 de junho, devidos as medições. Passando-se sete dias, a capital entrou em estado de alerta máximo devido ao nível em que rio atingiu.

“Hoje, o rio está medindo 2,38m aqui em Rio Branco,”, frisou, Falcão, em seguida alertando que a capital não tem previsão de chuva até o dia 11 de julho.

Com estas proporções em andamento, caso o rio atinja a marca abaixo de 2m, novas medidas serão tomadas em virtude disto.

“E também de no caso termos uma situação crítica, em que há esta possibilidade, então, entram os decretos de situação de emergência.”, esclareceu, Major.

Entretanto, o estado apenas entra em estado de calamidade quando as proporções atingem seus extremos.

Segundo Falcão, durante estes três meses (Julho, agosto e setembro), são habituais que anualmente, despertem estas tensões nas bacias acreanas, desencadeando a atenção das autoridades. 

Afinal, a média prevista para o fim deste mês de junho era de 4,26m, entretanto, tomou proporções inferiores.

Menor seca do estado

Em 2016, o Rio Acre já chegou a medir, historicamente, a marca de 1,49m, ultrapassando o registro histórico de 2011 (que fora de 1,50m). 

Este registro de 2016 aconteceu nos meados de setembro.