Na esteira do coronavírus e seus desdobramentos, transtornos psicológicos como ansiedade e depressão representarão uma segunda onda de estragos à saúde. Então, é muito importante cuidar da saúde mental neste momento tão difícil, vivenciado por centenas de pessoas.
Na intenção de ajudar famílias vítimas do novo coronavírus com apoio emocional, o gabinete da primeira-dama do Acre, juntamente com 50 psicólogos realiza o projeto Saúde Emocional Covid-19.
Segundo Fernanda Lage, coordenadora técnica do projeto, eles recebem uma planilha com os dados dos pacientes e das famílias, tudo isso em parceria com a vigilância epidemiológica do Estado, e da Sesacre, e, a partir disso, entram em contato via telefone.
“Oferecemos um apoio psicológico, alguns aceitam outros não. Mas a maioria aceita, pois o período de isolamento causa, além da solidão, o medo eminente da morte, facilitando pensamentos negativos. Assim, facilita a ansiedade e a depressão se instalar. Com esse apoio inicial no momento do resultado, os níveis de dopamina e serotonina aumentam significativamente, dando uma resposta positiva no organismo favorecendo a imunidade. E, quando atendemos pacientes com sintomas mais moderados, conseguimos controlar a ansiedade, e a desesperança deles”, salientou Fernanda, que também é psicóloga.
Os atendimentos são para todos os públicos: crianças, idosos, e até às vítimas de violência doméstica que aumentou muito nesse período.
Vale ressaltar que os atendimentos acontecem todos de forma online via whatsapp ou Skype Online, para cumprir todas as restrições feitas pelo governo durante esse momento delicado vivido. Além disso, a UPA do Tucumã serve como suporte, caso algum paciente tenha alguma crise ou necessidade de um acompanhamento maior.



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>