Proteção contra a dengue: Grávidas recebem repelentes

Um grupo de 40 grávidas recebeu, na manhã de sexta-feira, 24, um kit com produtos de higiene para o bebê e repelentes para prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. A entrega foi realizada pelo secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida e pela secretária de Assistência Social, Dora Araújo, no Ceja do Bairro São Francisco.

As mulheres cadastradas no Bolsa Família – cerca de 700 mulheres em todas as regionais- recebem o auxílio, através de acompanhamento realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Branco. A entrega acontece mensalmente até o final da gravidez para este grupo, através de uma parceria com o Ministério da Saúde.

“Aqui é especifico para mulheres grávidas cadastradas no Bolsa Família. Com esse conjunto de ações, nós queremos garantir que a mãe tenha uma boa gravidez e o bebê possa nascer saudável”, afirma o secretário.

Além disso, ainda são instaladas armadilhas nas casas destas mulheres para atrair o Aedes Aegipty e eliminar o mosquito. Todo esse aparto ainda garante que elas tenham sete consultas realizadas durante a gravidez.

Já a entrega dos kits bebê assiste mais de 4 mil grávidas da capital. As doações são feitas por meio de emendas parlamentares que giram em torno de R$ 1,5 milhão, segundo informou Oteniel.

Paula Silva, 40 anos, está com oito meses de gestação e vai receber o repelente apenas uma vez. “Mas mesmo assim é importante, porque nessa época é mais comum a doença. Então não importa se já estou no fim da gravidez.”

Enquanto isso, Lucimaia Nascimento, 24 anos, está apenas no início da gravidez e afirma se sentir muito bem amparada neste momento em que precisa redobrar os cuidados com a saúde.

“Só estou com três meses e comecei aqui com o pré-natal, e desde então são feitos os acompanhamentos necessários para que eu possa ter uma boa gravidez, porque estou só no começo”, revela.