Connect with us

Saúde

Programa Saúde Itinerante em Neuropediatria realiza mais de 400 atendimentos a crianças em Sena Madureira

Published

on

sa
O neurodesenvolvimento infantil é crucial para a saúde física, mental, cognitiva e adaptativa, permitindo que uma criança reaja adequadamente em situações sociais, pedagógicas e afetivas. Para garantir um acompanhamento de qualidade, a Unidade Básica de Saúde Maria das Dores de Paula sediou, em Sena Madureira, nos dias 14 e 15, a quarta edição do programa Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria de 2024.

Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em colaboração com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira, o evento teve como objetivo atender às necessidades de saúde infantil da região. A iniciativa busca diminuir a fila de espera no Sistema de Regulação Estadual com interface municipal e proporcionar cuidados de saúde integral às crianças que necessitam de atenção especializada.

Francisca Adriana Silva, moradora da zona rural de Sena Madureira, mãe de Eloá da Silva, de 2 anos, e Liz da Silva, de 4 anos, expressou sua gratidão: “A Eloá já foi acompanhada pelo itinerante e já tem o laudo por autismo. E a Liz passará pelo retorno, pois estamos na suspeita de autismo. Ela tem um laudo de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e estão investigando-a para o autismo. Para mim é muito bom o itinerante, pois já tenho um histórico de idas e vindas até Rio Branco. Então, com o programa vindo até Sena é ótimo e eu agradeço muito a todos os profissionais do itinerante por toda a atenção e cuidado conosco”.

A equipe multidisciplinar, composta por especialistas em neuropediatria, pediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e serviço social, realizou 409 atendimentos, beneficiando 130 crianças. Esses atendimentos incluíram consultas de retorno e de primeira vez, além de serviços de enfermagem, regulação de exames e emissão de carteiras estaduais de pessoas com transtorno do espectro autista (e-CEPTEA).

Eni Dantas, 43 anos, mãe do pequeno Raimundo Everson Monteiro, de 6 anos é moradora do bairro Jardim Primavera em Sena Madureira e também compartilhou sua satisfação: “Estamos sendo atendidos, já é a terceira vez que participamos do Itinerante Especializado em Neuropediatria e graças a Deus, está dando tudo certo. Estou gostando muito dos atendimentos, pois tem afetado positivamente no desempenho e desenvolvimento do meu filho. Até agora não precisamos ir para Rio Branco e a gente economiza, não precisa gastar, só vir, esperar, aguardar a sua vez e ainda é servido um lanche enquanto esperamos”.

Além dos atendimentos presenciais, o programa também ofereceu encaminhamentos para exames especializados e consultas em telemedicina, garantindo um acompanhamento completo e individualizado para cada criança atendida.

Advertisement

O fonoaudiólogo José Galvão Neto destacou a importância do programa: “Esse programa vem acrescentar muito na vida dessas pessoas, dessas crianças do interior pelo fato de há muito tempo estão esperando por profissionais que às vezes nem tem no município como fono, terapeuta ocupacional, neuropediatra. Vindo no itinerante, eles conseguem passar por todos esses profissionais e têm as orientações e encaminhamentos devidos. Muitas vezes eles não tem orientações em relação a como tratar essas crianças, em como estimular o desenvolvimento deles em casa. A gente acaba passando orientações que, de alguma maneira, fazem com que esse desenvolvimento seja potencializado. E minimizando também a fila de espera que é grande”.

A iniciativa é um exemplo de como ações governamentais bem planejadas podem impactar positivamente a vida de muitas famílias, proporcionando cuidados de saúde essenciais e contribuindo para o desenvolvimento adequado das crianças na região.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *