Profissionais da Apae Rio Branco orientam sobre os cuidados com a voz

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta sexta-feira, 16, a equipe técnica do setor de fonoaudiologia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Rio Branco, realiza durante toda essa semana, atividades de orientação e entrega de kits para servidores da instituição de ensino especial. A ação é coordenada pelas fonoaudiólogas Marcia Christina e Raiane Peixoto.

“Estamos priorizando nessa campanha os funcionários da entidade para que eles cuidem melhor da sua voz. O foco nessa atividade são os professores, que são pessoas que usam com frequência a voz. Sempre temos que lembrar que a voz é produzida pela vibração de um músculo, que se não usado de forma adequada, pode ocasionar algumas lesões. Então, estamos falando da importância de cuidar das cordas vocais”, ressaltou Peixoto.

Ela também falou sobre os itens que estão inclusos no kit. “No que estamos oferecendo está a água, que é a que faz a hidratação das nossas pregas vocais, a maçã, que é um alimento adstringente, capaz de limpar o nosso trato vocal, como a saliva, deixando-a mais fina, além dos folders explicativos sobre a importância do cuidado com a voz”.

A professora Aida Corrêa parabenizou a iniciativa. “Essa é uma campanha muito importante. Os professores, não falo somente os da Apae, mas de um modo geral, descuidam um pouco desse instrumento. Nos preocupamos muito com o conteúdo que passamos aos alunos e esquecemos do cuidado com a voz. É muito importante que as escolas e os setores de educação façam a mesma ação, isso de forma constante. Falo isso por experiência própria. Passei por uma situação em que ‘perdi’ a voz em sala de aula, e tive que fazer um tratamento que durou dois anos”.

Sua Voz Diz Muito Sobre Você é o tema da Campanha Amigos da Voz 2021

Promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a campanha chama a atenção para relação de identidade e voz no contexto social e disfunções que podem indicar problemas de saúde. O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente no próximo dia 16 de abril, data em que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a Campanha Amigos da Voz, que em 2021 completa a sua 16a edição com o tema “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”.

Neste ano, a campanha quer chamar a atenção das pessoas para a identidade vocal. A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e nossa história, ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional. É importante lembrar que alterações vocais podem sinalizar a presença de doenças neurológicas (por exemplo, Doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe, o que também afeta a questão da identidade vocal.

Dentro os sinais de alerta a serem investigados por um profissional, estão: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, esforço ao falar em situações de apresentação e afins.