Professores e servidores dizem sim a Marcus Alexandre

Em um ato caloroso e emocionado, mais de três mil servidores da educação, entre professores e colaboradores, declararam apoio à Marcus Alexandre, Jorge Viana e Ney Amorim na noite desta quarta-feira, 12, em Rio Branco.

No encontro entre os educadores e os candidatos da Frente Popular do Acre (FPA), Marcus recebeu um documento elaborado pelos profissionais da educação com propostas para a área.

Janaína Vale, gestora da Escola Municipal Anice Dib Jatene, recordou tempos sombrios na vividos no Estado. “Antes da Frente Popular, a Educação no Acre era caótica. Nós professores não éramos valorizados, tanto na questão salarial quanto pedagógica. Passávamos meses com nossos salários atrasados, mas que não padecemos mais desde o ingresso da FPA no governo”, observou.

Segundo Janaína, além de salários atrasados, os professores eram mal remunerados e não tinham material didático para lecionar. “Esse período é algo que jamais quero reviver. Como filha de professara, sofri muito. Não tinhamos crédito na praça, passamos cinco meses sem receber e quando recebíamos ainda era atrasado. Não tinha merenda e nem livros didáticos nas escolas”, frisou a diretora.

Marcus Alexandre agradeceu o carinho e empenho dos profissionais e reafirmou seu compromisso com a educação do Acre. “Recebo este documento elaborado pelos educadores como um compromisso de vida, de continuar trabalhando para que a educação seja prioridade na gestão pública. Com planejamento, trabalho e parceria continuar investindo nessa área importante para o presente e futuro do nosso Estado”, salientou.

Em seu Plano de Governo União e Inovação, o candidato destacou as políticas públicas de educação que pretende consolidar no Estado – reduzir a evasão escolar, com busca ativa dos alunos e criação de equipes multidisciplinares específicas; ampliar o ensino superior para todos os municípios, nas modalidades presencial e à distância; fortalecer o programa ‘Quero Ler’ como estratégia de redução continuada do analfabetismo de jovens e adultos, entre outras metas.

O encontro contou com a presença dos candidatos Leo de Brito, Daniel Zen, Cláudio Ezequiel, Perpétua Almeida, Edvaldo Magalhães e da prefeita de Rio Branco, professora Socorro Neri, entre outras lideranças políticas acreanas