Rio Branco
22°C
sexta-feira, 24 de julho de 2026
04:45

Presidente do DEM avalia como positiva pesquisa que aponta Alan Rick como favorito ao senado

“Ficamos felizes em saber do resultado da pesquisa que aponta o deputado Alan Rick como favorito ao senado. Ele é um deputado muito atuante e tem trabalho prestado nos 22 municípios”, a frase é do presidente regional do Democratas, Jairo Cassiano ao comentar sobre o resultado da pesquisa do Instituto Data Control, encomendado pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac)

“Eu, como dirigente partidário, sei a responsabilidade que é conduzir esse processo. A nossa prioridade maior é a reeleição do governador Gladson. Respeitamos os demais partidos que tem todo direito de colocar seus nomes, mas o Democratas vai criar os mecanismos e continuar mostrando que o deputado Alan Rick é um nome competitivo”, complementou Cassiano.

O presidente do Democrata destaca ainda que a possível candidatura de Ala ao Senado conta com o apoio da executiva nacional.

“A candidatura do Alan ao senado vem das bases. Ele está sendo convidado pelo diretório estadual, diretórios municipais e o Diretório Nacional, através do ACM Neto. Vamos continuar trabalhando, calçando a sandália da humildade, trabalhando em prol do desenvolvimento do Acre”, finalizou Jairo Cassiano.

A pesquisa

De acordo com o levantamento espontâneo, o ex-senador Jorge Viana (PT) aparece na frente com 14,1% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Alan Rick (DEM) com 10,4%.

Mara Rocha e Flaviano Melo aparecem na terceira e quarta posição com 5,5% e 4,2%, respectivamente. Mailza Gomes registrou 1,8%. Sanderson Moura e Márcio Bittar, também marcaram presença, com 0,7%, e 0,6%, respectivamente. Vanda Milani registrou 0,5% e Jéssica Sales 0,4%. Marcus Alexandre marcou 0,1%. Branco ou nulo registrou 8% e não souberam ou não responderam 53,9%.

Já no cenário estimulado, Jorge Viana aparece na frente com 23,7%, seguido por Alan Rick com 16,1%. Mara Rocha surge com 11,3%  e Flaviano com 8%. Mailza Gomes registra 3,5%. Sanderson Moura e Vanda Milani registraram 1,4% e 1,2%, respectivamente. Brancos e nulos marcou 11,6% e não souberam ou não responderam 23,1%.

O Instuto Data Control ainda fez o cenário estimulado sem o Jorge Viana. Na amostragem, Alan Rick lidera com 18,4% e Mara Rocha vem em segundo com 13%. Flaviano registra 10,1%. Angelim, Mailza, Vanda e Sanderson registraram 5,2%, 4,7%, 2% e 1,8%, respectivamente. Branco ou nulo registrou 15%. 29,8% não souberam ou não responderam.

Índice de rejeição

Quanto ao índice de rejeição, o petista Jorge Viana tem o maior percentual negativo com 18,3%, seguido de Flaviano Melo 11,2%. Raimundo Angelim e Alan Rick registraram 7,3% e 5,2%, respectivamente.

Mara Rocha, Mailza Gomes e Vanda Milani aparecem com 4,9%, 4,2% e 3,9%, respectivamente. Sanderson tem 2,8%. Não rejeita nenhum registrou 30,9% e rejeita todos 11,3%.

A pesquisa ouviu 1.203 pessoas entre os dias 11 a 20 de junho nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasiléia. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.