A Prefeitura de Boca do Acre publicou um aviso de licitação, que no mínimo, desperta curiosidade, para não dizer que também exala por todos os poros uma tentativa flagrante de golpe, de não pagamento de dívida. O Poder Executivo quer contratar uma empresa para o fornecimento de combustível, sendo que já existe uma contratada, que ainda presta o serviço, mas o prefeito deixou de pagar, e a dívida acumulou e já chegou no valor exorbitante de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais).
Não precisa ser especialista em administração pública, em contabilidade, em economia, para entender que a Prefeitura de Boca do Acre está com claras intenções de não pagar a conta, pior ainda, abrir crédito de combustível com outra empresa, que possivelmente também levará um calote.
O Jornal Opinião ouviu o proprietário da Carvalho Comércio de Combustível, que anteriormente não queria se pronunciar sobre o assunto, acreditando que o prefeito iria honrar o compromisso claro e objetivo, que é o de pagar o que deve. “Desde que eu tenho consciência de mundo, é básico saber que só existe a venda, porque existe a compra, e esta por sua vez, pressupõe o pagamento”, comentou Sebastião Muniz, empresário do ramo de combustíveis.
Hoje, Sebastião disse que a situação se tornou insustentável, pois já foram vendidos para a Prefeitura de Boca do Acre mais de 240 mil litros de combustíveis, mas o pagamento não é efetuado, quando o é, não passa de valores irrisórios, que nem de longe cobrem sequer os custos operacionais para ter inflamável na bomba. Segundo o empresário, todas as secretarias devem à sua empresa, nada menos do que 1,7 milhões de reais.
Sobre a nova licitação
Sebastião disse que ficou surpreso ao ver a publicação no Diário Oficial, do aviso de licitação por parte da Prefeitura de Boca do Acre, para a contratação de uma nova fornecedora de combustível. “Como o prefeito pretende contratar uma nova fornecedora, se o contrato dele comigo ainda está em vigência, e ainda não pagou a dívida milionária que ele tem conosco”?
Muniz afirmou que tem todas as ferramentas para sustar essa licitação, que anteriormente já foi pretendida, mas cancelada. “Nós vamos fazer valer o nosso direito. Ele tem que pagar o que nos deve. Não estamos cobrando nada além daquilo que é o nosso direito”, afirmou.
Zeca Cruz é o prefeito que antes de acabar o mandato, vai ter percorrido todas as empresas fornecedoras de combustíveis, fazendo dívida, não pagando e mudando de fornecedor. Foi assim com Tenisson Onofre, quando deixou uma dívida grande na rede Peixe Vivo, o mesmo aconteceu com a rede Ozival (Petrobras), está sendo com a Carvalho (Atem), falta o Purus Auto Posto, para quem o governo municipal se inclina para o próximo golpe.