Rio Branco
24°C
domingo, 8 de novembro de 2026
16:34

Prefeitura instala terceira galeria de drenagem para reduzir alagamentos na Baixada da Sobral

A Prefeitura de Rio Branco iniciou, nesta segunda-feira (10), a instalação de uma nova galeria de drenagem na Travessa Felicidade, no bairro Plácido de Castro. A obra é a terceira intervenção do tipo realizada na região da Baixada da Sobral e busca ampliar a capacidade de escoamento das águas durante o período chuvoso.

O serviço foi acompanhado pelo prefeito Alysson Bestene, que destacou a necessidade de enfrentar problemas históricos de drenagem que afetam moradores de diferentes bairros da região. A intervenção pretende reduzir os transtornos provocados por enxurradas e alagamentos durante períodos de chuva intensa.

“É um problema que já se arrasta há anos. A Prefeitura, junto com a equipe de infraestrutura, tem buscado amenizar esses problemas, principalmente no período das chuvas fortes. Estamos instalando a terceira galeria para proporcionar uma vazão melhor e atender os moradores que vivem nessa região”, afirmou.

Além das obras de infraestrutura, o prefeito ressaltou a importância de evitar o descarte irregular de lixo e entulhos em áreas destinadas ao escoamento da água.

A intervenção ocorre após os transtornos registrados durante o último período chuvoso, quando equipes municipais precisaram atuar no atendimento às famílias afetadas, além de realizar serviços de limpeza e retirada de materiais.

Com a estiagem, o Município intensificou as intervenções estruturais para melhorar o sistema de drenagem antes da chegada de um novo período de chuvas.

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Plácido de Castro, Cleilton Nogueira, destacou que a obra é uma reivindicação antiga da comunidade e deverá beneficiar moradores de diferentes localidades da Baixada da Sobral.

Segundo ele, pelo menos sete bairros podem ser beneficiados pela melhoria no sistema de drenagem. O representante comunitário relatou que as enxurradas já provocaram alagamentos dentro de residências da região.

“Essa terceira galeria é um anseio de toda a comunidade. Outros presidentes de bairros também correram atrás junto com a gente. É uma obra de grande importância para toda a Baixada. A expectativa é que, no próximo inverno, a gente não sofra como sofreu nos anos anteriores”, afirmou.

O engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Gustavo Menezes, explicou que o período de estiagem favorece a execução dos trabalhos, já que há menor volume de água no local.

De acordo com o engenheiro, as equipes fazem inicialmente o desvio do fluxo de água. Em seguida, executam o reforço do terreno com pedra rachão, a preparação da base de concreto e o assentamento das estruturas da galeria.

As estruturas foram dimensionadas considerando a vazão existente na região, com o objetivo de aumentar a capacidade de drenagem e melhorar o escoamento durante as chuvas.

A Prefeitura já realizou outras duas intervenções semelhantes na região: uma na Travessa das Flores e outra na Rua Manso Lima. A estrutura instalada agora na Travessa Felicidade representa a terceira galeria executada pelo Município na Baixada da Sobral.

A expectativa é que as obras contribuam para reduzir os impactos das chuvas, melhorar o escoamento das águas e proporcionar mais segurança aos moradores dos bairros atendidos pelo sistema de drenagem.

deneme bonusuJojobet Girişjojobetganobetjojobetkumar siteleriyasal bahis sitelerikumar siteleriJojobet GirişGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişdeneme bonusu veren Sitelerdeneme bonusucasino sitelerideneme bonusujojobetjojobet girişjojobetjojobet girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetbahis siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişkahraman haberjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişgrandpashabetjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş