Prefeitura de Rio Branco leva Outubro Rosa para moradores do Projeto Figueira

A Prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) leva ações de prevenção contra o câncer de mama a agricultoras, ribeirinhas e donas de casa, que vivem na área rural Rio Branco. A ação do outubro Rosa foi realizada nesta quarta-feira, na unidade de saúde Sebastiana Prado, no Projeto Figueira, KM 58 da Estrada Transacreana, na Vila Verde.

A ação coordenada pela área técnica da Saúde da Mulher da SEMSA desenvolvida por dois médicos e cinco enfermeiros incluiu consultas, palestras, orientação sobre o autoexame das mamas, rastreamento de mamografia e exame de PCCU.

De acordo com a faixa etária, casos de câncer na família, e a necessidade, as mulheres recebem encaminhamento para a realização de mamografias e ultrassonografias mamárias – ofertadas gratuitamente pela SEMSA em Rio Branco.

A forma correta da realização do autoexame da mama, que pode detectar nódulos de forma precoce, foi repassada para as mulheres de forma conjunta e individualizada. O médico Roney Firmino, que atua na Unidade de Saúde, cita que a informação que chega às mulheres, pode salvar vidas. “Parece simples, mas a informação correta e o autoexame são muito importantes. Elas, em casa, fazendo o autoexame, podem detectar problemas ainda no início e buscar tratamento de forma precoce, o que favorece a cura. Por isso ações como essa, envolvendo vários profissionais, são muito importantes”, explicou o médico.

A agricultora Maria Ferreira, de 69 anos, que mora no KM 80 da Transparana, foi até a unidade de saúde, levando a filha Alessandra, de 25. Na família dela já houve casos de câncer. Juntas, elas receberam orientações sobre a forma adequada de fazer o autoexame da mama. “Aprendemos: é simples e a gente pode repassar ainda para outras mulheres da família e vizinhas. Foi bom ter vindo, porque aqui para gente, a orientação é muito importante”, relata.

Tereza Mont’Alverne, coordenadora da Área Técnica da Mulher da SEMSA, ressalta que as informações repassadas para as mulheres em ações como essa são multiplicadas e o efeito é positivo. Além disso, a SEMSA aproveita as ações do Outubro Rosa, que tem como destaque, o câncer de mama, para também realizar o PCCU, exame que detecta câncer de colo de útero. “Aqui, a maioria que veio, realiza o PCCU, o que otimiza o atendimento. Então a ação pode, de fato, salvar vidas, por meio da prevenção de câncer de ama e do colo do útero”, cita a enfermeira.

E foi exatamente o que fez a agricultora Eliza do Nascimento, de 59 anos. Recebeu orientação sobre o câncer de mama, realizou o PCCU e terá acesso ao resultado na própria unidade de saúde, sem ter que ir à cidade. “É bom demais a gente receber essas informações e fazer também o PCCU aqui tudo perto de casa. A gente da zona rural sente que é lembrada e assim, se sente valorizada”, conclui ela.

outubro rosa2